Uma aula inaugural realizada na tarde desta segunda, 23, deu início ao curso de formação de educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano.
Coordenado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação foi realizada no auditório do Sesc, no conjunto Marcos Freire I.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Fábio Henrique desejou as boas vindas aos 21 educadores selecionados para participar da capacitação destinada ao Projovem Urbano.
Ele também destacou os investimentos feitos pela gestão na educação e na qualificação profissional da população. “Nestes pouco mais de três anos, o município acumula várias conquistas, a exemplo da realização do concurso público para a prefeitura e a implantação do Projovem Trabalhador que já capacitou mais de duas mil pessoas e agora temos 300 vagas no Projovem Urbano”, disse o prefeito ao destacar que a finalidade do município é assegurar uma melhor qualificação para que os cidadãos possam disputar uma vaga no mercado de trabalho.
O secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, pontuou os benefícios do Projovem Urbano. “Em dezoito meses o programa vai informar e formar cidadãos em relação às atividades sócio, político e econômica do município”, informou ao relatar que, no período de realização do curso, cada estudante vai receber mensalmente uma bolsa no valor de R$ l00, paga pelo Governo Federal.
A aula inaugural do curso que terá duração de doze dias foi ministrada pela formadora do Projovem Urbano, Kelly Valença. Inicialmente, ela traçou um histórico do programa desde sua implantação em 2005 até 2011.Em seguida, falou dos objetivos do Governo Federal ao criar o programa, o público alvo, funcionamento e benefícios para os participantes.
Capacitação
Jorgeanne Araújo conta que foi selecionada para ser educadora do programa e acredita na inovação do Projovem Urbano ao associar formação e qualificação.
“Estou satisfeita em poder dar minha contribuição, pois já participei de outros programas do Governo Federal, mas este é especial, pelo contexto social”, ressaltou. Dados Em Socorro, são ofertadas 300 vagas destinadas à formação básica de jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Constam no programa aulas das disciplinas de Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas.
As aulas serão divididas em dois núcleos de ensino e formação, um na Escola Municipal Nair Menezes, no conjunto João Alves e o segundo na Escola Maria Conceição da Cruz Vasconcelos no conjunto Jardim.
O Projovem oferece aos alunos uma qualificação inicial em duas diferentes áreas profissionais: Alimentação e Telemática. A proposta é ofertar opções para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor e buscar ingresso no mercado.
Presenças O evento foi acompanhado pelo gerente e subgerente do Sesc, respectivamente, Cesar Bancilon e João Bosco; e também pelos secretários municipais Carlos Américo (Fazenda), Klewerton Siqueira (Transporte); o vereador pastor Alves, o ex-vereador Arisvaldo Rodrigues, além de coordenadores e diretores da Secretaria de Educação de Socorro.
Fonte: http://www.ansocorro.se.gov.br