
O vereador Elber Batalha (PSB) cobrou providências para emendas que voltaram e estão travando a construção do novo centro cirúrgico do Hospital São José durante a sessão desta quinta-feira, 3. Ainda na oportunidade, ele comemorou o sucesso da realização das biópsias de próstata no hospital, após o aporte de emendas do seu mandato.
O parlamentar levou a pauta da ampliação do São José, contando que um novo centro cirúrgico pode ser feito com as emendas de 10 vereadores, somando R$ 1.900.000,00, mas infelizmente o valor que era destinado, voltou. “Cancelaram o empenho do pagamento dessas emendas e não renovaram o que foi feito no final do ano, então a verba não foi reempenhada. Assim, o São José vai receber as de 2024/2025, e não recebeu a 23/24, que é para construir o novo centro cirúrgico. É necessário que sejam pagas essas emendas para que comecem as obras o quanto antes”, cobrou lembrando que a instituição atende grande parte do público do SUS e precisa ainda mais de estrutura.
Pessoalmente, após uma visita nesta quarta-feira, 2, Elber constatou o fruto dos investimentos, através do projeto para as biópsias, graças a emendas do seu mandato. O assunto foi abordado pelo parlamentar no ano passado, ao acompanhar o tratamento de câncer de próstata do amigo Marcelo Rivas. Nos primeiros momentos, na busca pelo exame, o vereador foi informado que ele não era realizado pelo município ou via Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e então destinou a verba para em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Hospital São José, começarem a atender esse público.
Na tribuna, ele ressaltou esse momento. “Pela primeira vez, Aracaju passa a ter a biópsia de câncer de próstata para pacientes do SUS. Eu perdi um grande amigo, Marcelo e quando nos mobilizamos para ajudar o tratamento, nos deparamos com uma absurda realidade de que os pacientes não tinham direito ao procedimento. Uma biópsia custa em média R$ 1.200,00. Essa foi uma luta nossa, abraçada pelo hospital São José, e quero registrar, e abraçada pela gestão anterior, e por essa gestão, agradecer a secretária Débora”, disse durante o grande expediente, informando ainda que em média 40 biópsias são realizadas mensalmente agora.
Foto: Gilton Rosas
Por: Anna Paula Aquino