Contudo, o aparelho foi em encontrado em uma casa na grande São Paulo, ou seja, o lendário “ibopônetro”, há 750 aparelhos iguais a este em São Paulo e cerca de 4.000 em todo o Brasil.
O ibope escolhe as famílias nas quais instala o aparelho mediante análise de dados de censo obtidos pelo IBGE.
A ideia do Ibope é que essas famílias eleitas representem uma amostragem “sincera” de todas as camadas da sociedade.
Cada ponto de ibope de um canal equivale a 58 mil residências sintonizadas nele, por exemplo.
Essa amostra “social” é importante também porque é a partir dela que anunciantes e agências decidem se, quando e em que horário vão pagar para exibir seus produtos em propagandas na TV ainda o veículo de maior alcance no país.
Em 2011, a publicidade no país movimentou cerca de R$ 20 bilhões, sendo que a TV aberta abocanhou 63% desse montante.
O faturamento da Globo em 2011 chegou a R$ 11 bilhões. As famílias procuradas pelo Ibope precisam optar voluntariamente em ter e manusear o aparelho sem receber nenhuma bonificação do Ibope por isso. No máximo, podem ganhar brindes, como utensílios domésticos.
Redação impresa1 ( com informações do Portal Folha )
Foto:Márcio Neves/Folhapress
Fonte: http://f5.folha.uol.com.br