Foi publicado no Diário Oficial do Estado a nomeação de cerca de 100 novos professores aprovados no concurso do Magistério, realizado no ano de 2012. O concurso previa o preenchimento de 1.700 vagas para professores de diversas disciplinas, incluindo educação especial, além de formação de cadastro reserva. Mais de 3.300 pessoas já foram nomeadas.
Até o momento, 63 editais de convocação para esse concurso já foram publicados e de acordo com a superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH) da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a perspectiva do Governo é que até o final do ano, outras convocações ocorram. “Em 2014 tivemos um bom número de convocações nesse concurso, e a previsão é que continuemos chamando os professores para assumir seus cargos”, explica Zélia Apóstolo, Gerente Geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores.
Processo de contratação
Para quem está entre os aprovados do concurso para o Magistério de Sergipe, a Seplag orienta prestar muita atenção nos prazos, na documentação e nos exames exigidos para apresentação na Perícia Médica. A relação completa de candidatos convocados e suas respectivas datas de entrega de documentos está disponível aqui (convocações 61º,62º e 63º).
Segundo a superintendente-geral de Recursos Humanos, Andrea Macedo, os candidatos aprovados no concurso devem ficar atentos a cada convocação. “A Seplag encaminha telegramas com informações sobre a convocação, data, horário e documentação. Mas, mesmo assim, podem ocorrer problemas para chegar até o candidato, como mudança de endereço ou algum erro nos Correios. Então, a orientação é que cada decreto de nomeação seja visto pelos aprovados e que estes já providenciem a documentação e exames exigidos para a perícia”, informa Andrea Macedo.
Para a realização da perícia, o candidato deve estar munido de cópias e originais do RG, CPF, Certidão de Quitação Eleitoral emitida no www.tre.se.gov.br, Título de Eleitor, Certidão de Antecedentes Criminais emitida no www.ssp.se.gov.br, Certificado de Reservista (para homens).
Todos os convocados deverão ainda apresentar cópia do Cartão Cidadão ou extrato do PIS/PASEP, comprovante de residência, conta corrente do Banese (caso possua) e Certificado de Conclusão do Curso. Caso possua filhos, levar certidão de nascimento deles. Se já é servidor público, apresentar certidão constando não ter sofrido Sanções de Natureza Administrativas, Civis ou Penais.
Exames
No ato da perícia, os nomeados também deverão entregar os seguintes exames: hemograma, grupo sanguíneo e fator RH, glicemia, sorologia para LUES (VDRL), sumário de urina, parasitológico de fezes, raio-x do Tórax (PA e perfil), ECG, videolaringoscopia, exame audiométrico e avaliação psicológica (avaliar estado mental, incluindo atenção e raciocínio).
Além desses exames, os candidatos acima de 40 anos também deverão apresentar teste ergométrico (substituindo o ECG) e lipidograma. Aprovados do sexo masculino, devem realizar ainda avaliação prostática. Durante os exames clínicos, a Perícia Médica poderá detectar a necessidade de outros exames.
E atenção: o não comparecimento no prazo estabelecido importará na perda dos direitos decorrentes e é necessário observar a possibilidade de acumulação de cargos públicos na Constituição Federal, artigo 37, inciso XVI. Para mais esclarecimentos, entrar em contato através do telefone (79)3226-2242.
Fonte: ASN