Vários estudantes das Escolas Estaduais D. Antônio Cabral e a Polivalente Joana de Freitas Barbosa, ambas do município de Propriá, foram até à Assembleia Legislativa de Sergipe para pedir apoio aos deputados estaduais para a realização de reforma nos prédios escolares.
Junto a eles, a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima, do bairro Matadouro, reuniu mais de 600 assinaturas de cidadãos de Propriá que querem a reforma das escolas. A deputada estadual e professora Ana Lúcia (PT) parabenizou a mobilização dos estudantes em favor da escola pública.
“A Escola Estadual Dom Antônio Cabral está passando por problemas sérios, pois os alunos tem que dividir o prédio com o Caic.
Pelos meus cálculos, em três anos, vocês perderam 64% das matrículas, o que significa a perda de mais de metade dos alunos matriculados em 2009.
É bom lembrar que atualmente é a quantidade de matrícula que define o recurso destinado à educação.
Então quando há falta de recurso e a escola ainda perde matrícula, a manutenção da escola se torna ainda mais difícil. E isso é muito grave”, avaliou.
Ana Lúcia informou que este ano ela já produziu indicações solicitando a reforma destas e de outras escolas do município de Propriá, todas direcionadas ao governador Marcelo Déda e ao secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
Ana frisou a necessidade de que estes prédios sejam reformados ainda neste ano para que no começo do ano letivo de 2012 a reestruturação dos prédios escolares estimule o aumento das matrículas.
“Eu espero que as escolas de Propriá sejam recuperadas para que a gente tenha acesso a uma escola acolhedora desde sua estrutura física ao projeto pedagógico e às condições de trabalho”, defendeu.
Fonte: Iracena Corso / Assessoria