O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) celebra seus 15 anos de existência com uma grande programação, envolvendo exibições de filmes, debates, dublagem ao vivo, brincadeiras e oficinas. A 15ª edição será uma grande festa que terá inicio no dia 02 e só termina no dia 12 de novembro, no Cinemark do Shopping Jardins em Aracaju.
Durante os 11 dias do evento serão exibidos filmes (inclusive em 3D), debates, sessões especiais com dublagem ao vivo, oficinas, animadores, tudo para encantar a garotada no universo lúdico e educativo da Sétima Arte. Na programação, mais de 120 filmes, com destaque para as produções nacionais e internacionais, muitas delas inéditas no circuito comercial.
“Nesta 15ª edição teremos uma programação vasta e atrativa, não só pela diversão, mas também pelo estímulo ao conhecimento e a reflexão da garotada, por meio de exibições de produções que remetem ao pensamento crítico, de respeito ao próximo. Neste sentido teremos mostras especiais, como a Sessão Acessibilidade, novidade pra esse ano”, destaca a diretora da AVBR Produções, produtora local do FICI, Deyse Rocha. De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que este ano o festival atraia cerca de 15 mil pessoas para as exibições.
Após o primeiro fim de semana do festival, durante 06 e 09 de novembro, acontecerá o projeto ‘A Tela na Sala de Aula, uma ação para estudantes da rede pública de ensino e projetos sociais que reforça o elo didático com o audiovisual. O que é visto na sala de cinema é levado à discussão em sala de aula, a partir da proposta pedagógica de reflexão a partir do enredo de cada filme. Dessa maneira a produção cinematográfica assume o papel de ferramenta educativa, dinamizando o processo de aprendizagem.
A produtora local destaca que os 15 anos do FICI está sendo marcado pelo recorde de agendamento de sessões gratuitas para os estudantes da rede pública de ensino. “Este ano tivemos mais de 10.600 agendamentos. Isso é o reflexo de como o projeto A Tela na Sala de Aula tem uma boa aceitação perante as escolas, professores e estudantes. Conseguimos ainda alcançar um número maior de cidades, tendo contemplado mais de 30 municípios do interior do Estado, além da Capital.” explicou Deyse Rocha.
Dentro da programação também há outros projetos especiais que estimulam o aprendizado e a reflexão. Uma delas é a mostra “Novos Jovens”, que traz uma proposta de exibição de filme seguido de debate com a pedagoga nacional do FICI, Lilia Levy. A meta é mostrar a riqueza cultural nacional através de excelentes produções brasileiras que estimulem o senso crítico. “Novos Jovens”, voltado ao público adolescente, vai exibir, no dia 03 de novembro, os filmes Filhos de Bach, O Novato e Garota Impossível, nos horários 9h30, 14h e 15h30, respectivamente.
Já o projeto “Pequeno Cientista” permite que palestrante e crianças troquem curiosidade por conhecimento, informação por questionamento e observação por descoberta. Na sessão “Pequeno Cientista” o debate com Paloma Abdallah vai abordar temas relacionados à preservação do planeta com base na exibição do filme Wall-E. Estas sessões acontecerão no dia 03 de novembro, às 9h30 e 14h.
Outra sessão que estimula o conhecimento é o “Pequeno Jornalista”, que contará com a exibição do filme Do Meu Tamanho. Na ocasião, os pequenos contarão com a participação dos jornalistas Maristela Niz e Menilson Filho e, com ele compartilharão a emoção do cinema e aprendendo a escrever uma crítica, uma resenha ou um artigo relacionado a uma produção cinematográfica.
Além das exibições e debates, o evento também realiza mostras especiais voltadas à valorização da produção audiovisual brasileira no segmento infanto-juvenil, com a Mostra Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Complementando as atrações do segundo final de semana, temos as sessões de Dublagem ao Vivo, as quais são bastante concorridas. Enquanto o filme é exibido, o processo é realizado por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo ao público acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores.
No Festival Internacional de Cinema Infantil a animação não fica somente nas salas de exibição de filmes. Durante todo o evento, no Hall do Cinemark acontecem brincadeiras e atividades recreativas, como as Oficinas de Animação, onde a garotada aprende técnicas artesanais sobre como se faz filmes de animação, com Zootroscópio e Stop Motion.
Através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) é uma realização da Copacabana Filmes e Produções e do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Cinemark, Prefeitura do Rio de Janeiro e Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Belmond Copacabana Palace. O festival tem apoio nacional da Globo Filmes, TV Brasil, Telecine e Afinal Filmes. Em Aracaju, o festival tem a produção local da AVBR Produções com o apoio local é da TV e FM Sergipe, Portal G1 Sergipe, Casa Curta-SE, Superlux e Shopping Jardins.
A programação é ampla e contempla crianças de diversas faixas etárias. Confira a todo o programa no site: www.festivaldecinemainfantil.com.br. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (79) 3041-8563 e 98101-0346 ou pelas redes sociais Instagram (@avbrproducoes) ou Facebook (/avbrproducoes).
Ingressos: R$ 12,00 (meia entrada para todos)
Fonte: por Elma Santos, Jornalista, Radialista e Produtora Cultural