A força-tarefa da Prefeitura de Aracaju deu continuidade neste sábado, 29, aos trabalhos de fiscalização em toda a faixa litorânea da capital, além de bares e restaurantes, com o objetivo de fazer cumprir as medidas restritivas de combate à proliferação da covid-19, estabelecidas no Decreto municipal Nº 6.472 pelo Poder Executivo Municipal. Conforme o decreto, aos sábados, as praias estão abertas ao público e os bares e restaurantes poderão funcionar com 30% da sua capacidade de ocupação.
O coordenador da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado, explica que as determinações em relação às normas de biossegurança e o acesso às praias em Aracaju foram prorrogadas. “Hoje a fiscalização se dá justamente com relação às normas de biossegurança e essa capacidade que não pode ser ultrapassada de 30% em todos os bares de Aracaju, mas, de uma forma geral, estamos constatando o cumprimento das medidas, principalmente de distanciamento social, nos bares e restaurantes. Presenciamos as praias cheias, favorecidas pelo sábado ensolarado, mas como a nossa extensão de praia é muito grande, cerca de 26km, as pessoas estão conseguindo se distanciar”, avalia o coordenador.
Na operação, estão envolvidos os órgãos que compõem a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), sendo eles a Defesa Civil Municipal, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e o Procon Aracaju, assim como, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A atuação ocorre de maneira concomitante às ações do Governo do Estado.
Domingo
Neste domingo, 30, não estará permitido atividades coletivas ou individuais nas praias da capital, assim como, os bares e restaurantes, que não poderão funcionar. Dessa forma, a fiscalização dos órgãos competentes na faixa de areia irá continuar. “Vamos continuar fazendo essas fiscalizações intensificadas aos sábados e domingos para que a gente não tenha aglomerações e, assim, possamos diminuir a propagação do coronavírus”, destaca o coordenador.
Fotos: Ascom/Semdec
Fonte: PMA