O deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez um alerta na Sessão Plenária desta quinta-feira, 11, sobre a possibilidade de a fábrica de fertilizantes Unigel, encerrar as atividades no Estado de Sergipe. Ele sugeriu a formação de uma comissão de parlamentares para visitar a empresa localizada no município de Laranjeiras, no sentido de tentar evitar que cerca de um mil pais e mães de famílias fiquem desempregados.
“Uma reunião da bancada federal em Brasília mostrou a preocupação de que em virtude do preço do gás, existe hoje uma grande possibilidade de a empresa não ficar em Sergipe. Isso é muito ruim, pois são mil pais e mães de família que dependem da Unigel. Nós sabemos que quando aquela unidade (antes Fafen) foi fechada no passado, como aquela região sofreu”, destaca.
Para Georgeo Passos, é preciso que o Governo de Sergipe também esteja atento a toda essa movimentação. “Mas também a Assembleia Legislativa não pode ficar omissa nesse momento. É importante a formação de uma comissão de parlamentares para que possamos fazer uma visita à Unigel e buscar alternativas para evitarmos o fechamento daquela unidade no município de Laranjeiras. O que impacta hoje é o preço do gás, que está muito alto e às vezes inviabiliza. Acho importante a Assembleia Legislativa somar forças com a bancada federal e o Governo do Estado, visando evitar que essa fábrica de fertilizantes vá embora de Sergipe”, reitera.
A deputada Linda Brasil (PSOL), fez um adendo querendo saber por que professores aprovados em um concurso da Prefeitura de Arauá, ainda não foram convocados. “Vou entrar em contato com a Prefeitura de Arauá para buscar informações sobre essa situação”, diz.
Ações
O deputado informou ter protocolado duas ações contra o Governo do Estado. “Especificamente ações que têm como objetivo, fazer prevalecer o dispositivo da Constituição Federal que trata da obrigatoriedade da realização de concursos públicos. “Nós sabemos que a regra para acessar um cargo público é através de concursos e estão cada vez mais raros, pois a opção é de fazer Processo Seletivo Simplificado”, ressalta acrescentando que a outra ação é contra o PSS da Saúde.
Em aparte, o deputado Paulo Júnior (PV ), disse que as pessoas estão tendo dificuldades para fazer inscrição no Processo Seletivo para a Saúde. “Recebi várias denúncias de populares que tentam anexar títulos durante as inscrições e não estão conseguindo. Faço um apelo aos profissionais de informática da Secretaria de Estado da Saúde para que sanem esse problema o mais rápido possível, levando as pessoas a se prejudicarem quando a falha está no sistema de inscrições do PSS”, destaca.
Identidade
O parlamentar falou sobre reclamações de pessoas que estão com dificuldades em acessar o sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), para agendar serviços a exemplo da emissão da Carteira de Identidade, “Essa foi uma preocupação levantada pela vereadora Emília Correia na Câmara de Vereadores de Aracaju. Toda vez que a pessoa acessa para solicitar a Carteira de Identidade, a informação é de que não tem vaga para fazer o agendamento e quem marca também tem dificuldade de fazer o procedimento, fato que foi levado à tribuna da Câmara pela vereadora Emília Correia. Não sei por que as pessoas estão passando até 60 dias para receber um documento tão importante”, enfatiza passando um vídeo com o pronunciamento da vereadora.
Leitos UTI
Georgeo Passos também lamentou o caso de uma menina de 8 anos, residente em Ribeirópolis, que está há um mês aguardando uma vaga de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “A criança foi acometida por uma virose forte que desencadeou em uma pneumonia e o quadro se agravou fazendo com que precise de uma vaga de UTI. Ela está internada no Hospital de Itabaiana, ontem fez aniversário e os pais estão desesperados com a informação de que todas as vagas nas unidades hospitalares de Aracaju estão ocupadas. Não sei por que as pessoas estão passando até 60 dias para receber um documento tão importante”, enfatiza passando um vídeo com o pronunciamento da vereadora.
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) fez um aparte ressaltando que “houve uma reunião da Secretaria de Sapúde junto com o Ministério Público para verificar a possibilidade de aumentar o número de leitos de UTI no Hospital Santa Isabel. E eu aproveito para alertar a população de que o número de vacinação contra a gripe e contra a Covid, está muito baixo, ou seja, só estamos com 20% de procura pelas vacinas. Faço um apelo para que vacinem as nossas crianças, os adultos e as pessoas que estão nos grupos considerados de risco”.
Por: Aldaci de Souza/Alese