O deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (21) para comentar um projeto de lei, de sua autoria, que visa tornar mais efetivo o serviço público.
A proposta do deputado dispõe sobre a exposição da relação de profissionais médicos em cada Unidade de Saúde da Rede Pública no Estado de Sergipe, com todas as especialidades, contendo os dias de trabalho e seu respectivo horário naquela Unidade.
“Quero deixar claro que não se trata de uma ação contra os médicos do meu Estado. O problema é que em várias entrevistas com secretários, que faço em nosso programa de rádio, eles sempre dizem que boa parte dos médicos, nos finais de semana, apresentam atestados e faltam ao trabalho. Como nosso compromisso está em qualificar a prestação do serviço público, nós apresentamos essa proposta”, comentou Gilmar Carvalho.
Em seguida, o deputado disse que também deverá constar no site da Secretaria de Estado da Saúde os dados de cada Unidade Saúde Pública do Estado de Sergipe, contemplando o nome dos médicos, sua especialidade, dias e horários de trabalho. “A publicação física, de cada Unidade de Saúde, ficará exposta em uma placa de 1m2, ao lado da porta principal em local bem visível ao público”.
“Deverá ser criado no site da Secretaria de Estado da Saúde, mecanismo que propicie à população fazer denúncias referentes à ausência dos médicos nas unidades de Saúde. Quero enfatizar que não é nada contra os médicos, mas é tudo pela saúde. Precisamos de um serviço público melhor”, completou o deputado.
Merenda – Em uma segunda parte do seu pronunciamento, Gilmar Carvalho voltou a tratar da polêmica em torno da merenda escolar. “Já tive os embates mais acirrados com o ex-governador João Alves Filho (DEM), mas nunca o chamei de corrupto. Sempre tive esse cuidado. Denunciava seus secretários, o governo de uma forma geral. Sobre as denúncias que fiz da gestão dele, em alguma delas, obtive a condenação daqueles que agiram de foram errada”.
“Sobre essas denúncias da merenda, onde tenho entrevistado o empresário João Marcelo, quero preservar a imagem do governador Marcelo Déda (PT). Defendo que as investigações que foram feitas nos municípios, também sejam feitas nas secretarias de Estado, órgãos públicos e órgãos federais. Seja onde for, ouço críticas ao governador, mesmo porque elas têm que existir porque existem erros no governo. Mas, mesmo entre os deputados de oposição, e digo com eles no plenário, ouço sempre que o governador é honesto, incapaz de colocar a mão em dinheiro que não é dele. Tenho procurado apenas dar a minha modesta colaboração”, acrescentou.
Por fim, Gilmar disse que “para a minha alegria, sobre essas denúncias da merenda escolar, o governador Marcelo Déda disse que todas elas devem ser devidamente apuradas, doa a quem doer; e, se forem confirmadas, aqueles que cometeramos erros que sejam punidos na forma da lei”.
Fonte: Habacuque Villacorte, da Agência Alese