Em coletiva na tarde desta segunda-feira, 27, o governador Belivaldo Chagas (PSD), anunciou novo decreto com medidas de flexibilização do distanciamento social devido a pandemia do Covid-19.
As medidas anunciadas abrem gradualmente alguns setores do comércio e serviços. A partir desta terça-feira, 28 de abril, estarão abertos os escritórios de advocacia, seguindo as recomendações adicionais de segurança para saúde fixadas pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SE; escritórios de contabilidade; locadoras de veículos; lojas de tecidos e armarinhos.
A partir de 02 de maio podem abrir as lojas de cosmético e perfumaria; lojas de relojoaria e joias; lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos; I
Por fim a partir de 04 de maio podem funcionar os consultórios médicos, mediante prévio agendamento com hora marcada, vedada qualquer forma de sala de espera, obedecidas as regras de controle de biossegurança constantes na Portaria n.º 57, de 27 de abril de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde – SES; lojas de papelaria e livrarias, vedado o funcionamento de bares e restaurantes associados aos estabelecimentos; lojas de produtos de climatização; serviços especializados de podologia, desde que limitados os estabelecimentos a 50% (cinquenta por cento) da capacidade de atendimento e mediante prévio agendamento com hora marcada.
O governador disse que ficam de fora do decreto bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, escolas, faculdades e universidades. Segundo ele esse ainda não é o momento de abrir esses setores, o que deverá ser feito quando houver tranquilidade.
Confira aqui a integra do decreto.