O governador Belivaldo Chagas anunciou, na tarde desta terça-feira, 25, a autorização para convocação de 555 novas convocações dos aprovados dos concursos que estão em vigor das polícias Militar, Civil, Penal, do Corpo de Bombeiros e do concurso para gestores públicos.
Serão 370 convocações somente para a Polícia Militar, sendo 340 para a função de praças e e 30 oficiais. Já para o cargo de Guarda de Segurança do Sistema Prisional (Polícia Penal), serão 150 convocações, além de 13 novos delegados.
Para o Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe (CBMSE), estão sendo convocados 10 novos oficiais, totalizando um reforço de 543 homens e mulheres que passarão a atuar na área de segurança do estado.
O Governo do Estado convocou, ainda, 12 novos aprovados para a função de Gestor Público, que irão atuar na administração pública do estado, totalizando 555 novos servidores públicos estaduais.
“Todos estes 555 profissionais servirão para compor o quadro do funcionalismo público estadual e melhorar ainda mais o serviço, especialmente na área da Segurança do nosso estado que já apresenta ótimos resultados. A ideia é convocar, dentro do prazo de validade do concurso, todo o restante de aprovados, mas estamos realizando a convocação por etapas, de acordo com o andamento de cada curso de formação”, ressaltou o governador.
O anúncio das convocações foi realizado em reunião com representantes dos órgãos de segurança do estado, no Palácio de Despachos. Participaram da reunião os secretários de Governo, José Carlos Felizola; de Segurança Pública (SSP), João Eloy; da Administração, George Trindade; da Justiça, do Trabalho e do Direito do Consumidor, Cristiano Barreto; o delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro; o comandante-geral da PMSE; coronel Marcony Cabral; o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre Alves; o procurador geral do Estado em exercício (PGE), Vladimir Macedo, e do superintendente especial de atos legislativos (Superlegis), Manoel Dantas Neto.
Projeto de Lei
Também na reunião, foi apresentado um Projeto de Lei que será enviado à Assembleia Legislativa de Sergipe, que solicita a criação de 150 cargos de Guarda de Segurança do Sistema Prisional da Polícia Penal. No mês de fevereiro deste ano, o Governo do Estado avançou na criação da Polícia Penal de Sergipe com a entrega da proposta de emenda à Constituição (PEC), à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Com a criação da Polícia Penal, os cargos de carreira de agente de segurança penitenciário, de agente auxiliar de segurança penitenciário, de guarda de segurança do sistema prisional, e dos cargos isolados e equivalentes, serão transformados em funções dos policiais penais.
Fotos: Arthuro Paganini
Fonte: ASN