Já era noite do dia 17 de março, quando o governador Jackson Barreto entregou mais um presente à população aracajuana ao inaugurar a Escola de Esportes “José Gerivaldo Garcia”, no Bairro Santos Dumont, Zona Norte da Capital.
A Escola oferecerá prática esportiva e lazer como instrumento de inclusão social a 400 crianças e adolescentes. É a terceira escola de esportes voltada ao atendimento a crianças e adolescentes por meio da iniciação esportiva entregue pelo Governo do Estado. O novo complexo abrange uma área de 6.532,00 m² e investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 1.205.157,06.
Jackson Barreto lembrou que a presença do Governo do Estado está de Norte a Sul na capital sergipana. “Com a inauguração da Escola de Esportes fazemos o equilíbrio social. Hoje assinamos ordem de serviço na Zona Sul e estamos inaugurando uma Escola na Zona Norte”.
Ele também destacou que a prática esportiva oferece uma nova realidade a crianças e adolescentes. “Toda vez que a gente se preocupa com os jovens, tiramos ele da rua, das drogas e do crime. É por isso que já estamos na terceira unidade e a nossa meta é ampliar esse tipo de espaço na comunidade”.
O projeto consistiu na revitalização do antigo campo de pelada (futebol society), que estava abandonado. Um novo gramado foi implantado, o alambrado foi recuperado e um novo sistema de iluminação com refletores foi instalado no campo. Foram construídas arquibancadas e muro no entorno do campo e da escola.
Ao lado do campo de futebol, foi erguida uma quadra descoberta com piso em concreto e arquibancada. Integra ainda ao Complexo um galpão de lutas que possibilitará a prática de artes marciais. O Complexo abrigará também salas de jogos, vestiários e sala de administração e vai oportunizar a prática desportiva aos jovens de modo organizado, sob supervisão dos professores e educadores da Secretaria Estado do Esporte e do Lazer.
Serão beneficiadas 400 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, que receberão aulas no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. À noite a escola atenderá os familiares dos beneficiados, através de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As modalidades que serão oferecidas são: esportes coletivos – futebol de campo, futsal, handebol e voleibol; individuais – boxe, judô, jiu-jítsu, tae-kwon-do, karatê, luta olímpica, kickboxing e muay thai.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel estava entusiasmado com mais uma unidade inaugurada. “No aniversário de Aracaju o Governo do Estado está dando um presente para que possamos ter uma sociedade melhor. É algo revolucionário, é a terceira em Sergipe e temos a certeza que outras serão inauguradas. Aqui as crianças estarão se desenvolvendo”, vislumbrou.
Complexos
As outras escolas de esporte existentes estão localizadas no bairro Santa Maria, a Escola Professor Kardec, com 600 alunos, e no município de Malhador, a Escola Raimundo Rodrigues de Lima, com 250 alunos. Há ainda, no bairro industrial, o Complexo Esportivo Dona Finha, que atende a 200 crianças e adolescentes. Todas integram o ‘Projeto Vida Alegre’ que faz parte do ‘Plano Sergipe Mais Justo’ coordenado pelas Secretarias de Estado do Esporte e do Lazer e Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social.
O padre Genivaldo Garcia, irmão do homenageado acredita que o local irá ajudar a juventude. “Agradeço a indicação do nome do meu irmão que conviveu conosco no bairro durante 10 anos. Que esse local seja um espaço que ajude a juventude e que aqui se forme uma geração sadia”.
O jovem Jorielton Oliveira mora no Santos Dumont conhece a realidade do bairro. Ele acredita no poder de transformação dos jovens. “Essa escola será um espaço de mudanças no meio da juventude. Temos muitos jovens envolvidos com drogas que poderão buscar no esporte outros caminhos para a sua vida”.
Presenças
Participaram da inauguração os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumínio Nascimento; da Infraestrutura, Valmor Barbosa; da Saúde, Joélia Silva; Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles; do Turismo, Elber Batalha; o subsecretário de Articulação com os Municípios, Jorge Araújo; o secretário-adjunto da Comunicação, Sales Neto; o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia; o diretor-presidente do DER, Antônio Vasconcelos (DER); o diretor-presidente da Cohidro, Mardoqueu Bordano, a presidente da Fundação Renascer, Marta Leão. Além do deputado estadual Garibaldi Mendonça, o vereador aracajuano Max Prejuízo, a juventude do PMDB e a ex-vereadora, Nilza.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Victor Ribeiro/ASN