Nesta sexta-feira, 27, o governador Jackson Barreto assina decreto nomeando 34 peritos criminais aprovados no concurso público para atividades periciais da Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP). O certame, realizado em 2014, atendeu um déficit de servidores nas vagas para Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal, Papiloscopista e Agente Técnico de Necropsia atendeu uma demanda de 20 anos. A solenidade ocorre no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), às 9h30.
Os 34 novos servidores aprovados serão contratados para trabalhar nos Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF) quase triplica o quantitativo de servidores, que atualmente é de 21 funcionários.
A ampliação dos quadros vai fortalecer a perícia criminal, a produção de provas no inquérito policial e embasar a Justiça com provas científicas. Serão nomeados dez Peritos Criminalísticos, cinco Peritos Médico-Legal, um Perito Odonto-Legal, dez Papiloscopistas e oito Agentes Técnico de Necropsia.
O Concurso destinou quatro vagas para pessoas com deficiência. Uma para Agente Técnico de Necropsia, duas para Papiloscopista e uma para Perito Médico-Legal. Os cargos de Agente Técnico de Necropsia e de Papiloscopista são de provimento para nível médio. Os demais cargos são para nível superior.
Coordenadoria Geral de Perícias
A Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) tem por finalidade a realização das perícias médico-legais e criminalísticas, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de atuação. Atualmente, o quadro de servidores é composto por nove peritos criminalistas, três papiloscopistas, quatro agentes de necropsia e cinco médico-legistas.
A nomeação dos novos servidores marca a história da Segurança Pública de Sergipe pelo ineditismo do concurso. Nunca houve concurso para as áreas de perito criminalístico, agente técnico de necropsia e papiloscopista. A Cogerp registrou apenas um concurso público para médico legista há mais de 20 anos. O Concurso introduziu ainda a carreira de Perito Odonto-Legal que não existia nos quadros e passará a contar com um profissional.
Formação
Os profissionais contratados pelo Estado passaram por um treinamento especializado na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso de formação foi de 240 horas/aula, totalizando 45 dias de treinamento em regime integral.
Serviço:
O quê? Solenidade de nomeação dos novos peritos criminais da Cogerp;
Quando? nesta sexta-feira, 27, às 9h30;
Onde? Sede da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), na Avenida Presidente Tancredo Neves, 5727, bairro Capucho.
FOTO ILUSTRATIVA:SSP,GOOGLE E IMPRENSA1