O governador Jackson Barreto participou, na tarde desta segunda-feira, 23, da abertura do V Seminário de Fé e Política Dom Helder Câmara, promovido pela Arquidiocese Metropolitana de Aracaju, através do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal). O vice-governador Belivaldo Chagas também participou do evento. O encontro ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/Se), das 14h às 18h.
O seminário foi destinado aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Justiça e Paz se Abraçarão”, foi realizada uma palestra proferida pelo professor Marconi Aurélio da Silva, doutor em Ciências Políticas e bacharel em Comunicação Social.
O objetivo foi estimular o debate entre os agentes públicos sobre as políticas públicas voltadas para o bem estar social que precisam ser empreendidas. Após a palestra, houve um debate com a participação do Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa e do procurador do Ministério Público e membro do Movimento Focolares Internacional, Carlos Augusto Alcântara Machado.
O governador Jackson Barreto elogiou a iniciativa da Igreja católica de reunir as autoridades públicas para discutir as questões do povo e da sociedade de um modo geral. “Ouvir todos os entes envolvidos de forma que o espírito associativo possa funcionar objetivamente na solução dos problemas que mais infligem a população, principalmente, as camadas mais pobres, é bastante louvável. A melhor forma de fazer caridade é na política. Por isso estamos aqui, menos para falar e mais para ouvir e, na medida do possível, atender as sugestões apresentadas”, ressaltou.
“Dentro daquilo que está no limite das nossas possibilidades, poderemos atender aos pleitos apresentados, porque nós também temos que falar a verdade, temos que pisar no chão. Não temos o direito nem de sonhar, de enganar e nem de criar um mundo irreal. A crise também atingiu o nosso estado e temos nossas limitações”, destacou.
O arcebispo de Aracaju, dom João José Costa afirmou que olhando as dificuldades que atravessa o País, a Igreja achou que seria importante debater com as autoridades da política sergipana sobre fraternidade e políticas públicas. Para ele, se cada governo municipal e estadual cumprir o seu dever é possível mudar o mundo. “
Presenças
Compareceram ao seminário o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitali; o deputado federal João Daniel; os deputados estaduais Morito Matos e Ana Lúcia; o vereador Iran Barbosa; os prefeitos de São Cristóvão, Marcos Santana e de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, além de assessores e representantes das prefeituras municipais.
Fonte: ASN