O governador Belivaldo Chagas (PSD) decidiu revogar o decreto nº 40.588, de 27 de abril de 2020, que flexibilizava a abertura gradual de estabelecimentos comerciais.
O anuncio foi feito em coletiva na tarde desta quinta-feira, 30, no palácio de despachos. Também estava presente o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Segundo Belivaldo a decisão foi tomada após a equipe técnica do governo detectar exageros por parte de alguns setores, que entenderam de forma equivocada a flexibilização, como se “fosse um liberou geral”.
Ele também disse que levou em consideração a orientação do neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que em entrevista a Globo News, afirmou que a decisão do governador de relaxar o isolamento social acendeu o sinal de alerta, pois o número de vítimas do coronavírus em Sergipe pode explodir nos próximos dias, influenciando os estados vizinhos.
Já o prefeito Edvaldo Nogueira não será a pressão dos empresários que decidirá a saída do distanciamento social, mas a determinações da ciência, O novo decreto, revogando o anterior, deve sair em edição extra do diário oficial do estado nesta quinta-feira.
Com isso a partir de desta sexta-feira, 01 de maio, estão proibidos de abrir as imobiliárias, escritórios de arquitetura e engenharia, concessionárias e lojas de tecidos e armarinhos. Além disso, não serão mais autorizadas a retornar à atividade, com previsão em 02 e 04 de maio, as lojas de cosmético e perfumaria, lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos, de produtos de climatização, livrarias e papelarias. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (1º de maio). A liberação para funcionamento das joalherias e relojoarias já havia sido suspensa na quarta-feira (29).