Na manhã desta quinta-feira, 23, o Calendário de Eventos de Sergipe, com o objetivo de possibilitar tanto aos turistas quanto aos fornecedores de serviços turísticos a possibilidade de se organizarem com base na programação. Na ocasião, foi lançado também o ‘Encontro Nordestino de Cultura’, maior festa do estado, marcado por diversos eventos que valorizam as tradições juninas, especialmente o Arraiá do Povo, que acontece na Orla de Atalaia, em Aracaju. A proposta é valorizar a cultura e o turismo sergipano, além de fortalecer Sergipe como um destino turístico, como ressaltou o governador Fábio Mitidieri durante a apresentação do calendário e dos festejos juninos no estado.
A estratégia do governo que possibilita que todo segmento turístico e cultural possa se programar e o anúncio de 30 dias de festejos juninos em Sergipe foram aprovados pelos artistas e representantes do trade. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, a ação do governo do Estado oferece segurança para contratação de mais trabalhadores para o setor.
“É uma notícia excelente, nós parabenizamos o governador Fábio e toda a sua equipe de Turismo, porque é um pleito não só da hotelaria, mas de todos que trabalham com turismo. A questão da previsibilidade é muito importante, porque tanto o trade turístico quanto todos que trabalham com o turismo têm como contratar, se preparar, porque você divulga antes e já conhece a demanda com antecedência que vai chegar no estado. E, hoje, a gente já sabe, já vai começar a divulgar e a resposta é muito rápida, as reservas vão começar a acontecer e a consequência, de imediato, é a geração de emprego e renda na economia. Com certeza, a maioria dos hotéis terá que aumentar sua mão de obra”.
O cantor e compositor Sena explica que o calendário permite que os artistas locais possam aproveitar melhor os eventos realizados no estado. “É muito bem-vinda essa antecipação da programação, porque a gente já vai saber quando vai acontecer e como serão os editais para participar. O governo está de parabéns por antecipar para o mês de março, já que normalmente essa programação vinha sendo divulgada perto de junho. Assim, nós, artistas independentes, podemos correr atrás dos outros eventos, não ficamos presos esperando a programação daqui, sem poder fechar contrato com outras localidades. Agora a gente vai ter esse tempo hábil para realmente poder se organizar”, declarou.
Para o também cantor e compositor Erivaldo de Carira essa estratégia vem para valorizar os artistas sergipanos. “É muito importante porque a gente fica sabendo dos eventos no estado, pode se organizar, se programar e correr atrás também das prefeituras. Para o artista sergipano é muito bom”.
O artista Lourinho do Acordeon lembrou que a organização permite que todos os trabalhadores envolvidos na realização dos eventos possam ter um planejamento e a segurança de que haverá trabalho. “Tem como a gente se programar, como programar os músicos que trabalham com a gente, porque Lourinho não trabalha só. Trabalho com 16 pessoas, então há toda uma logística por trás e a gente se programando antecipadamente é muito bom. Estou há 35 anos no ramo e esse é o primeiro ano que estou vendo essa antecipação. A gente espera que, neste ano, depois da pandemia, depois de tanto sofrimento, seja bom para o artista local”, elogiou.
Com Informações: Agência de Notícias de Sergipe