
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobilizou neste sábado, 7, os 75 municípios sergipanos para o ‘Dia D de Multivacinação’. A campanha segue até o dia 21 de outubro e tem o objetivo de atualizar a caderneta vacinal para reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.
O ato oficial de início da multivacinação ocorreu no município da Barra dos Coqueiros e contou a participação da população, profissionais da saúde e da trupe dos Palhaços de Propósito, que divertiram as crianças e adolescentes que estavam presentes, levando muita descontração e alegria durante a vacinação.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, esteve no município da Barra dos Coqueiros e acompanhou de perto a ação lúdica idealizada pela SES para as crianças e adolescentes. “Nos últimos anos, o Brasil, que já foi exemplo mundial, sofreu uma queda na cobertura vacinal e a nossa missão é resgatar nossas coberturas para a prevenção de doenças. O ‘Dia D’ vem justamente para mobilizar os municípios e alcançar os resultados de ver várias crianças e adolescentes com o cartão de vacina atualizado”, destacou o secretário.
Consciente da importância de se proteger e de atualizar o cartão de vacinação, Denise Santos, mãe de Eduardo de 10 anos e Melissa de 4, mora na Barra dos Coqueiros e aproveitou a oportunidade para vacinar seus filhos. “Trouxe meus filhos para atualizarem algumas vacinas que estavam em atraso, pois sei da importância que a vacina tem de prevenir contra as doenças. Todas as mães devem levar as crianças para se vacinarem, porque sabemos da quantidade de vírus que tem espalhados por aí”, contou.
O secretário de Saúde da Barra dos Coqueiros, Fábio Machado, também marcou presença e destacou a necessidade de trazer toda a população para se vacinar. “O Brasil teve uma baixa na imunização em todos os estados e a nossa intenção é vacinar o maior número de crianças e adolescentes para que possam se imunizar de todas as doenças”, disse.
A adolescente Lorena Matias, tem 14 anos e foi atualizar sua caderneta com as vacinas da Influenza e a Pentavalente (DTP/Hib/HB). “Eu vim para reforçar a minha prevenção contra essa doenças. Essa campanha é muito legal, pois fornece informações acerca das vacinas de rotina que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia”, revelou.
Por: Ascom/SES