A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), que fica localizada no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju. A unidade policial, que já vinha atuando em investigações e desencadeando operações visando combater os crimes contra os animais, principalmente os domésticos, como cães e gatos, foi entregue pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na manhã desta terça-feira, 1º.
De acordo com a delegada Georlize Teles, titular da Depama, a criação da delegacia atende o pleito da sociedade e acompanha as mudanças legislativas que aumentaram as penas para os autores de crimes contra os cães e os gatos. A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, prevê penas de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos.
“Os crimes relativos aos cães e gatos sofreram modificações legislativas e tiveram suas penas agravadas. Isso demonstra a importância do tema na sociedade. O Governo do Estado, por meio da SSP, sensível às demandas que vêm da sociedade, tanto em relação à proteção animal, quanto ao meio ambiente, criou uma delegacia que vai escutar e discutir com a sociedade as questões pertinentes à causa animal. Ganha a sociedade. Ganha o povo sergipano”, detalhou.
A delegada Georlize Teles também enfatizou que a criação da unidade policial aumenta os canais de denúncias dos crimes praticados contra os animais no estado. “A Polícia Civil pensou em todas as formas para que fosse facilitado o recebimento de denúncias. Diuturnamente, temos recebido denúncias de toda a sorte, mas as mais recorrentes são as relativas às amostras de cães e gatos, uma vez que a presença desses animais é muito forte na sociedade”, salientou.
Fotos: Jorge Henrique
Ascom: SSP-SE