O Governo de Sergipe publicou no Diário Oficial o decreto estadual nº 498, que institui o Fórum Sergipano de Adaptação e Mitigação à Mudança do Clima (FSAMC). O objetivo é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vistas ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, à adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas.
De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, o fórum dará sustentação às ações integradas a serem desenvolvidas em articulação com a Política Nacional de Mudanças Climáticas e com o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. “É um passo importante que Sergipe dá. A partir da atuação no Fórum Sergipano de Adaptação e Mitigação à Mudança do Clima, construiremos um espaço de escuta e alinhamento de diretrizes que vão nortear a nossa Política e o Plano Estadual para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas”.
O gerente de Meteorologia e Mudança do Clima da Semac, Overland Amaral, reforçou que o Fórum será um instrumento que visa complementar a Política Estadual das Mudanças Climáticas. “Nós estamos na mesma linha dos estados que avançam nesse sentido por entender que o efeito das mudanças climáticas é global. Os efeitos passam também por nosso território e não podemos ficar alheios a esse cenário. O fórum trará essa perspectiva de diálogo com as instituições, sociedade e demais entes envolvidos”, salientou.
Em linhas gerais, será competência do Fórum conscientizar e mobilizar a sociedade sergipana no que concerne às mudanças climáticas globais; apoiar iniciativas de cooperação no campo das mudanças climáticas globais e a adaptação entre o Estado, organismos internacionais, agências multilaterais e organizações não governamentais nacionais e internacionais; propor medidas que estimulem padrões sustentáveis de produção e consumo por meio da utilização de instrumentos econômicos; apoiar a obtenção de financiamentos nacionais e internacionais para aplicação em programas e ações relacionados às mudanças climáticas, entre outras.
Por: Agência de Notícias de Sergipe