Convidados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), prefeitos e secretários da indústria e comércio dos municípios do estado de Sergipe estiveram reunidos para discutir políticas de incentivos fiscais municipais, estaduais e federais. A reunião ocorreu durante toda a quarta-feira, 18, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), com a participação de toda a equipe técnica da Sedetec, assessores e diretores, e teve como objetivo potencializar a atração de novos investimentos para os municípios sergipanos.
O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, destacou a necessidade e a importância do evento. “Criamos um fórum municipal de secretários da Indústria e Comércio, que tem uma lógica de troca informações, na tentativa de aumentar o número de empresas que possam vir para os municípios sergipanos, e a finalidade de gerar desenvolvimento, emprego e renda para a população local”, argumentou.
Saumíneo explicou que, uma das formas de atrair novos empreendimentos é com incentivos federais, estaduais e municipais, este último podendo ser criado por cada município. “Também podemos atrair investimentos independente de incentivos, com a capacidade de mostrar a dinâmica econômica que cada município possui, mostrando o diferencial existente em mão de obra”, ampliou.
Ainda de acordo com o secretário, o Governo de Sergipe já atraiu no primeiro semestre de 2014, mais de 50 novos projetos industriais. “A nossa proposta é distribuir melhor os novos investimentos por todo o estado, propiciando desenvolvimento econômico em Sergipe por completo”, sintetizou.
“O que percebemos é uma maior busca de instalação de empresas por parte de empresários nos municípios mais próximos à Aracaju. Mas, todos os municípios são visualizados. O que queremos é criar condições e viabilizarmos investimentos para todos os municípios, sem distinção”, acrescentou o secretário Saumíneo Nascimento.
O município de Estância, um dos mais desenvolvidos distritos industriais de Sergipe, esteve representado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Martinho Barreto, que justificou não só a vocação industrial do município, mas como de todo o sul do estado. “Estância tem uma localização privilegiada e é contemplada por recursos naturais propícios para atuação de indústrias. Temos uma grande mobilidade pela proximidade da BR 101, disponibilidade de energia, o que faz com que Estância se transforme em um polo industrial próspero e atrativo”, esclareceu Martinho.
Além disso, o secretário de Estância explicou que o município tem seus próprios incentivos fiscais, naturalmente alicerçados em leis. “Temos os incentivos locacionais, de redução de ISS e de IPTU, o que facilmente atrai empresas para nossa cidade. Evidentemente que ninguém se torna grande por si só, é necessário que toda uma região esteja envolvida em um processo de desenvolvimento global de Sergipe”, declarou Martinho Barreto, destacando a importância da contribuição do evento para a integração dos municípios.
Participando também do fórum estadual, a secretária de Indústria e Comércio de Tobias Barreto, Marly Barreto Campos, destacou o potencial do município no setor de confecções e a implantação do Complexo Empresarial Integrado (CEI). “Mesmo ainda sem ser inaugurado, o CEI, que contemplará 31 empresas, já está com 16 já em funcionamento. Mais de 50% em operação, o que só aumenta o fomento do nosso comércio e potencializa ainda mais nossas indústrias”, considerou.
Marly Barreto informou que além do centro de comercialização, o município de Tobias Barreto terá centro de serviços, com bancos e parceiros, além de um centro de tecnologia, onde serão ofertados cursos profissionalizantes para a melhoria de qualidade da mão de obra do município. “É notório o avanço da nossa cidade, com emprego e renda para a população local”, salientou.
O presidente da Codise, Roberto Bispo, abordou sobre o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), como forma de incentivo e infraestrutura para os municípios que são contemplados com novos empreendimentos. “Aqui tivemos uma integração dos prefeitos com a Sedetec e a Codise. Além de mostrarmos os incentivos que o Estado concede aos empresários, criamos parceria entre a Codise e as prefeituras”, comentou.
O prefeito do município de Poço Redondo, Roberto Araújo, demonstrou interesse em receber empresários e salientou que nos últimos anos, Sergipe se desenvolveu em infraestrutura rodoviária, o que encurta as distâncias municipais. “Estamos de braços abertos. Faremos o que for possível para viabilizarmos novos empreendimentos em Poço Redondo”, disse. Além de Roberto Araújo, também participaram os prefeitos de Lagarto, Siriri, Rosário do Catete e Tomar do Geru.
Em continuidade às apresentações, o presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), George Trindade, falou sobre o atendimento da Junta e o seu processo de interiorização, bem como os diretores-presidentes do Sergipetec, Marcos Wandir, do Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS), José do Patrocínio, e da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec), Ricardo Santana, que explanaram sobre as atuações de seus órgãos em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia em Sergipe.
Durante o encontro, foram realizados diversos debates, ocasião em que alguns prefeitos e secretários colocaram-se à disposição para somar esforços e viabilizar incentivos que levem empreendimentos aos seus municípios, inclusive com a viabilização de áreas por parte das prefeituras. Uma próxima reunião ficou marcada para o 2º semestre de 2014, que será focada na atração de investimentos e, inclusive, coma vinda de técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para proferirem palestras sobre formas de atração de empresas.
Participaram da reunião prefeitos e secretários da Indústria e Comércio dos municípios de Aquidabã, Aracaju, Arauá, Areia Branca, Boquim, Canhoba, Canindé do São Francisco, Carira, Divina Pastora, Estância, Frei Paulo, General Maynard, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Maruim, Neópolis, Poço Redondo, Poço Verde, Riachuelo, Rosário do Catete, São Domingos, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Vieira Neto/Sedetec