Com a proximidade do final do ano, chega também uma das épocas mais aguardadas, especialmente nos estados da região Nordeste. No Brasil, o verão tem início oficialmente entre os dias 21 e 22 de dezembro e se estende até 20 ou 21 de março, mas o tempo quente e ensolarado já é motivo de comemoração desde muito antes. Em Sergipe, não é diferente. As preparações do Governo do Estado para a alta temporada já estão a todo vapor, com a realização de eventos e programações culturais que prometem agradar sergipanos e turistas, com direito a todo o aconchego e hospitalidade que só o menor estado do país proporciona.
Por meio da campanha turística ‘Sinta de perto esse aconchego’, lançada na manhã desta sexta-feira, 3, a gestão estadual demonstra, mais uma vez, seu compromisso com o turismo como ferramenta de fomento à economia, geração de emprego e renda e de fortalecimento da identidade e cultura sergipanas, conforme relembrou o governador Fábio Mitidieri durante o lançamento. “Estamos investindo para trazer mais oportunidades para Sergipe. Quando trazemos eventos como esses, vemos a força do turismo na geração de emprego e renda. Fizemos uma ação muito forte no turismo este ano e participamos das principais feiras no Brasil e internacionais. E eu, enquanto governador, fui pessoalmente conversar com as empresas para divulgar o estado e ganhar a credibilidade que a gente buscava e para poder viver este novo momento”, enumerou o governador.
A campanha tem como proposta posicionar Sergipe como destino do aconchego, mostrando que, além de sol e praia, o estado possui atrativos para todos os gostos, incluindo programações históricas, culturais, religiosas, naturais e gastronômicas. “Fizemos, por exemplo, um grande São João neste ano, mostrando Sergipe como o país do forró, mote que foi importantíssimo para resgatar a força do festejo junino, mas também para divulgar Sergipe pelo Brasil afora com a mídia nacional. Estamos investindo na cultura e no turismo e temos o retorno comprovado por meio de pesquisas. Prova disso foi que, no São João, foram investidos R$ 18 milhões, mas se arrecadou quase R$ 50 milhões. Essa é a força do turismo na nossa economia”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.
‘Sinta de perto esse aconchego’
A campanha de turismo lançada pelo Governo do Estado busca contemplar destinos e produtos turísticos que vão desde a capital, Aracaju – orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol; o Museu e Largo da Gente Sergipana; mercados municipais; Colina do Santo Antônio – até o interior – Cânion de Xingó e Rota do Cangaço, em Canindé do São Francisco; Barco de Fogo, Lagoa dos Tambaquis e praias do Saco e do Abaís, em Estância; roteiros culturais e religiosos nas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras; Parque dos Falcões, em Itabaiana -, além dos festejos juninos, cultura popular e gastronomia de todo o território sergipano.
Além disso, o Governo do Estado também busca fomentar a atividade turística por meio da realização de grandes eventos. Em dezembro, os sergipanos poderão visitar a inédita Vila do Natal Iluminado, em Aracaju, e, no início de 2024, o Verão Sergipe chega para movimentar os municípios do interior do estado, demonstrando também o compromisso da gestão estadual com a interiorização das ações governamentais. “Esses eventos somam muito com as ações já realizadas pela secretaria e pelo Governo do Estado para a promoção do destino turístico.
Por: Agência de Notícias de Sergipe