Para facilitar aos moradores do bairro Santa Maria, na Zona Sul da capital, o acesso a serviços diversificados, o Governo do Estado promove no próximo sábado, 8, o Mutirão de Ações Integradas de Sergipe (Mais). A população da comunidade poderá contar com atendimento médico, serviços bancários, orientação psicológica e jurídica, além de atividades e oficinas recreativas. O evento vai ocorrer no Colégio Vitória de Santa Maria, das 8 às 17 horas.
O objetivo da ação integrada é levar não só atendimento físico aos cidadãos, como também dignidade e esperança de novas oportunidades na vida familiar, social e pessoal. Para isso, participam do Mais as Secretarias de Estado da Educação (Seed), da Saúde (SES), do Esporte e Lazer (Seel), da Inclusão Social (Seides), do Planejamento (Seplag), Especial de Política para as Mulheres (SEPM), do Banco do Estado de Sergipe (Banese), da Polícia Militar/HPM, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), além do Sesi e do Senac.
Idealizado pelo governador Jackson Barreto, o Mais chega à sua segunda edição como uma ação que reforça o compromisso em promover atividades voltadas para atender às necessidades da população menos favorecida. A primeira ocorreu em novembro de 2013 no bairro Santos Dumont.
Atendimentos
A comunidade poderá contar com consultas de oftalmologia, ginecologia, pediatria, clínica geral e atendimento odontológico. Serão realizados diversos tipos de exames de saúde, Teste Rápido Aids/Sífilis e ainda cadastros para doação de medula óssea, avaliação antropométrica, acupuntura, massagem corporal e Reiki.
Haverá atendimento do Banese Card, com prospecção de propostas financeiras, renegociação de dívidas, solicitação de alteração de limite de crédito, vencimento e endereço. Poderá ser efetuada atualização de cadastro, acesso a microcréditos-empréstimos e informações diversas.
Entre as opções ofertadas aos participantes estarão também programas de enfrentamento à violência doméstica, com orientação Psicológica e Jurídica e sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Para isso serão formadas rodas de conversas e ministradas palestras educativas, além da formação de grupos com o objetivo de orientar os participantes sobre cursos profissionalizantes. Serão ainda formados núcleos produtivos.
E para divertir um pouco, as atividades recreativas e de relaxamento contarão com várias brincadeiras, além de jogos como damas, dominós, futebol mirim, jogo de lata, jogo de botão e outros. Haverá ainda oficinas de desenho, pintura facial e confecção de pipa.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias