Nathannely Pereira dos Santos, 22 anos, supostamente grávida, foi atingida por um tiro no torax no momento em que preparava comida, por volta das 21 horas do dia 12 (5). A mulher foi alvejada após um tumulto gerado durante uma abordagem de agentes da Guarda Municipal que teriam sido apedrejados.
Localizada no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, o fato ocorreu na ocupação e aponta que o incidente ocorreu durante uma abordagem da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) que estava no local, provavelmente mais de 8 viaturas foram somente para fiscalizar a ocupação, onde há uma semana foi montado os barracos.
A população que estava presente relata que como a ação dos guardas provocou um tumulto e que na intenção de afastar os revoltosos apontaram as armas e atiraram para tentar afastar os insatisfeitos, mesmo dentro do veículo em movimento, teriam disparados e desta vez o tiro teria atingido a jovem que estava em um dos barracos.
Se for confirmado que os disparos saíram das armas dos GsMA, os mesmos serão responsabilizados pelo ato.
A mulher atingida pelo tiro foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Fernando Franco. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da mulher.
Após o incidente, a prefeitura de Aracaju emitiu uma nota de esclarecimento:
“A Prefeitura de Aracaju reitera que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) desenvolve um papel fundamental para manter a ordem no local da ocupação e que, desde o primeiro momento, atua na preservação do patrimônio e ordem pública. Na noite desta sexta-feira, 11, os guardiões abordaram um veículo com cinco homens. Nele, foram encontrados certa quantidade de maconha e cocaína, o que levou a GMA a efetuar a prisão dos suspeitos. Ao notar que eles seriam presos, dezenas de pessoas da ocupação começaram a atirar pedras e pedaços de madeira, além do disparo de rojões contra a guarnição. Foram efetuados disparos de contenção deflagrados para o alto com o propósito de afastar a turba e abrir caminho para a condução dos suspeitos à delegacia.
Não há ainda nenhuma confirmação de que o ferimento na vítima Natanele dos Santos tenha sido causado por projétil de arma de fogo disparado por algum integrante da corporação, porém a direção da Guarda Municipal já recolheu as armas dos guardiões envolvidos no evento para a realização de perícia. Quanto a Natanele, ela se encontra bem. Foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco. O ferimento foi superficial, na pele. Ela foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) porque, o cirurgião avaliou que ela deveria passar por uma consulta com um cirurgião torácico. A paciente deixou a UPA sem queixa de dor.
Três dos cinco homens foram detidos pela Guarda e levados para a delegacia plantonista sul, no conjunto Augusto Franco. Todos apresentam passagens pela Polícia pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas. Os outros dois foram liberados, pois não tinham ligação com as drogas encontradas.”
imprensa1.com
foto: A8