Na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada na manhã desta terça-feira, 25/2, o guia de turismo e tesoureiro do Sindicato de Guias de Turismo de Sergipe, José Andrade, pediu que fosse regulamentada a lei do Guia de Turismo em cima da lei federal. Ele explica que a lei sendo regulamentada, os profissionais terão reconhecimento de sua profissão de fato e direito. A lei que trata da regulamentação dos guias de turismo será apresentada pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT) em plenário para ser votada pelos parlamentares.
“Nós temos de direito e de fato não funciona. Pois nós temos a lei federal do Ministério do Turismo, e nós precisamos fazer autuações e não podemos porque precisamos recorrer a Polícia Federal, e aí não funciona. Então, com a lei municipal nós teremos como nos apoiar e solicitar dos órgãos públicos do município chegar a contento e em tempo hábil”, explicou José Andrade.
Ainda segundo José Andrade, existem 125 guias em Sergipe que estão cadastrados no Sindicato. “Se a gente procurar dez em horário de pico, não vai achar, porque ninguém quer trabalhar sem garantia, sem conforto e sem receber salários dignos. Enquanto em Salvador se paga R$ 300, R$ 400 para se fazer um guiamento na cidade, claro que Salvador não é Aracaju; em Sergipe não chega a pouco mais de 10% disso.
Além disso, o José Andrade revela que outro problema que os guias enfrentam, é com a falta de locais para estacionar os ônibus com turistas. “Esse problema acontece principalmente no Centro da Capital, queremos trazer os turistas para o Centro, mas não temos onde parar, assim fica difícil”, destacou.
O vereador Emmanuel Nascimento destacou que a Tribuna Livre é extremamente importante para ouvir as solicitações da população. “Nós precisamos ter mais investimentos no turismo, por isso que a gente pede que a prefeitura dê mais importância a esse segmento, que dê força, que sejam parceiros dos guias. E que os vereadores possam aprovar esse projeto e depois trabalhar para o prefeito sancionar”, justificou Nascimento.
Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Foto: Acrisio Siqueira