O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convocando doadores com fator RH negativo dos tipos O, A, B e AB para reforçar os estoques de sangue, que estão em níveis críticos. A baixa pode comprometer o atendimento de pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos e emergências.
Segundo a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, o RH negativo é mais raro na população, o que dificulta a reposição. “Contamos com a solidariedade de quem possui esse tipo sanguíneo para garantir a assistência aos pacientes que dependem dessas doações”, ressaltou.
O Hemose é responsável pela captação, coleta, análise, fracionamento e distribuição do sangue para 37 unidades de saúde em Sergipe, incluindo o Hospital de Urgência (Huse), hospitais regionais e maternidades.
Para doar, é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem ter autorização dos responsáveis, disponível no site do Hemose. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sede da unidade, localizada no Centro Administrativo Augusto Franco, em Aracaju.
Foto: Igor Matias
Por: Portal Imprensa1