Inicia nesta segunda-feira, 20, a ‘Semana do Doador’, em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Com o slogan ‘Generosidade na veia, mais sangue, mais vida’, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da doação de sangue voluntária e frequente, ao reforçar que todos são unidos pela generosidade.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a celebração deste ano terá ações internas e externas, que serão realizadas com instituições e parceiros de doação, como a blitz da cidadania, que busca chamar a atenção para os acidentes de trânsito. “Escolhemos realizar essa ação para alertar motoristas, motociclistas e pedestres, sobre a necessidade de todos colaborarem com a doação de sangue. Em algum momento podemos precisar”, destaca a assistente social.
Dados
O hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 170 mil voluntários que já doaram sangue pelo menos uma vez. Atualmente, a instituição atende 27 unidades de saúde, dentre hospitais regionais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e maternidades da rede pública e conveniada. Essas unidades realizam uma média de duas mil transfusões de sangue ao mês, que envolve atendimento de cirurgias de grande porte, pacientes portadores de leucemias, anemia falciforme, anemias crônicas, tratamento oncológico, renais crônicos, vítimas de acidentes de trânsito, dentre outras enfermidades.
A unidade realiza uma média de 80 doações de sangue ao dia. Deste total, 61,40% correspondem ao público masculino e 29,60% doações femininas. Os jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade somam 39% das doações registradas.
Atendimento
As doações de sangue efetivadas no Hemose também atendem pacientes assistidos pelo serviço ambulatorial com equipe multidisciplinar, composta por médicos hematologistas, pediatra, ortopedista, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, assistente social para condução do tratamento de pessoas portadoras de hemoglobinopatias e coagulopatias, sendo as principais, hemofilia, talassemia, anemia falciforme, doença de Von Willebrand e Gauche.
Dia do doador
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, foi estabelecido por meio do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castelo Branco. A criação da data teve como finalidade homenagear os voluntários e estimular a população brasileira para o ato regular da doação de sangue.
Programação
Dentro da programação programada para a data, na terça-feira, 21, ocorre a Blitz da Cidadania e cadastro para doador de medula óssea com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), no Parque Shopping Aracaju; na quarta-feira, 22, será realizada ação em parceria com a digital influencer Sannany Dórea e cadastro para medula óssea com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto; e na quinta-feira, 23, campanhas com grupos de Estância e Universidade Estácio. Para finalizar, na sexta-feira, 24, haverá recepção com homenagens aos doadores e instituições parceiras.
Por: Ascom/SES