O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue com a campanha para manutenção dos estoques sanguíneos destinados ao atendimento da demanda transfusional de pacientes na rede hospitalar do Estado, em virtude do mês ‘Junho Vermelho’ que incentiva a doação de sangue. No período de 1º a 26 de junho, o hemocentro realizou 2.301 atendimentos, sendo 1.777 doações de sangue efetuadas.
Segundo a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, além das campanhas, o setor também faz a busca ativa para captar doadores de Plaquetas por Aférese, um procedimento realizado com o auxílio de equipamento que separa as plaquetas e devolve o sangue para o organismo do doador. “Esse é um componente do sangue muito importante para conter hemorragias internas”, informou.
É importante ressaltar que as doações de sangue são oriundas de voluntários e membros de grupos fidelizados, a exemplo de ‘Doadores por Amor’ do município de Nossa Senhora das Dores que, durante períodos festivos, organizam caravanas para doação coletiva.
A estudante Milena Vieira Santos, que reside no povoado Colônia Treze, em Lagarto, contou que sempre teve o desejo de se tornar uma doadora, mas devido a falta de peso, teve que aguardar. “Em 2022, consegui fazer minha primeira doação de sangue. Foi uma sensação de alegria e de paz. A partir daquele dia fiz um compromisso de doar com frequência”, relatou.
Tratamento
Após a coleta, o sangue passa por um processo de fracionamento dos seguintes componentes: Hemácias, Plaquetas e Plasma, que são liberados para tratamentos diversos como, aplasias, anemias crônicas, procedimentos cirúrgicos e atendimentos de emergência. Este material também beneficia pacientes assistidos no ambulatório da unidade com doenças hematológicas, a exemplo de Anemia Falciforme, Von Willebrand, Hemofilia, Gauche e pacientes oncológicos. O setor realiza uma média de 200 procedimentos transfusionais mensalmente.
Critérios
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, ter idade de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, comparecer ao serviço bem alimentado, com um documento oficial com foto válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.
Com Informações: SES