Na manhã dessa segunda-feira, dia 13, a Delegacia de Polícia Civil de Rosário do Catete, com apoio do Comando de Operações Especiais (COE), a 1ª Cia do 9º Batalhão da PM (de Rosário do Catete) e da Guarda Municipal de Maruim, deflagrou na cidade de Rosário do Catete e região, uma operação de combate a roubos, assaltos e tortura.
A operação ” OSION”, faz referência a uma nomenclatura grega. Ou seja: Ision, origem da palavra isonomia, significa o justo (o direito), impor a Justiça.
Os gregos colocavam a balança, com os dois pratos, na mão esquerda da deusa Diké, mas sem o fiel no meio, e, em sua mão direita estava uma espada. Declarava-se existir o justo quando os pratos estavam em equilíbrio.
Segundo IHERING, “o direito não é mero pensamento, mas sim força viva. Por isso, a Justiça segura, numa das mãos, a balança, com a qual pesa o direito, e na outra a espada, com a qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a fraqueza do direito. Ambas se completam e o verdadeiro estado de direito só existe onde a força, com a qual a Justiça empunha a espada, usa a mesma destreza com que maneja a balança.”
A nomenclatura é em referência aos crimes combatidos no dia de hoje, de três esferas distintas, a fim de reduzir ainda mais a criminalidade na cidade. Além disso, tenta-se manter o “equilíbrio social” na cidade, tendo em vista que os dois adultos presos já tinham sido indiciados por crimes anteriores na cidade, com processos em andamento, e voltaram a ameaçar as vítimas – incidindo no crime de coação no curso do processo.
O adolescente também já foi investigado por atos infracionais cometido em Rosário do Catete.
Valeu ressaltar, que nos últimos meses, dezenas de pessoas já foram presas por delitos no referido município.
1 – PRESO 1
Um homem de 35 anos foi preso por tortura contra uma pessoa homossexual.
Ele é investigado por, em 19 de março de 2022, praticou tortura-discriminatória, constrangendo a vítima, com emprego de violência e grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, em razão de sua orientação sexual.
O inquérito foi finalizado e encaminhado ao Judiciário, já estando em fase processual.
Todavia, conforme a vítima, o agressor continuou a ameaçar a vítima, incidindo no crime de coação no curso do processo (art. 344 do CP).
Diante deste quadro fático, a prisão preventiva foi representada pela Polícia Civil e cumprida no dia de hoje.
2 – PRESO 2
Um homem de 32 anos foi preso pelos crimes de lesão corporal, coação no curso do processo e descumprimento de medida protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. EM 30 de abril de 2022, ele é suspeito de ameaçar morte sua ex-companheira, tentando reatar a união estável.
Em 15/11/2022, o investigado teria realizado novos crimes contra a vítima. Esta estava em sua residência bebendo com suas amigas, quando sofreu socos, tentando enforcar com as duas mãos em seu pescoço e tentativa de ser furada com pedaços de vidro. Consequentemente, ele descumpriu a medida protetiva em favor da vítima.
Ele foi indiciado por incidiu em lesão corporal, descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha e coação no curso do processo.
3 – ADOLESCENTE APREENDIDO E ADULTO FORAGIDO POR ARRASTÃO EM ROSÁRIO
Um adolescente (17 anos) e um adulto são investigados de realizarem roubos em Rosário com uso de arma de fogo, em 23/11/21.
O adolescente já completou 18 anos. Hoje ele foi apreendido por mandado judicial de internação (por ter cometido ato infracional enquanto adolescente). O adulto está foragido, indiciado por roubo e corrupção de menor (244-B do ECA).
Eles são investigados por cometerem vários roubos nas cidades de Rosário, Maruim e cidades vizinhas.
EM novembro de 2021, eles realizaram um arrastão, roubando cinco pessoas em Rosário do Catete.
Foram apreendidos munições usadas em espingarda .12 caseira. A investigação já apontava o uso desta arma e outras. Além disso, foram apreendidos roupas de “macacões” de empresa, que a investigação aponta que os dois usavam para realizarem os assaltos.
A Polícia solicita que as vítimas que reconhecerem as roupas, comparecem à Delegacia de Rosário para realizar reconhecimento, podendo ter seus bens roubados restituídos.
Além disso, o adolescente responde a uma tentativa de homicídio com uso de arma de fogo em Maruim em 2022, já enquanto adulto.
O outro suspeito encontra-se foragido.
A Guarda Municipal de Maruim auxiliou tanto na investigação, quanto no cumprimento deste caso.
Reprodução e adaptação: www.imprensa1.com
Fonte: SSP/ SE