• +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade
sábado, 17 maio, 2025
  • Login
Portal Imprensa 1
  • Home
  • Sergipe
  • Política
  • Últimas Notícias
  • Imprensa 1
  • Contato
  • +55 79 9 9192-2911
No Result
View All Result
Portal Imprensa 1
No Result
View All Result
  • +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade

Hospitais estaduais garantem mais Saúde para população

by
8 de março de 2014 - 12:05
in Giro de Notícias
Reading Time: 4 mins read
A A
0

Ok-SaudeA ampliação e os constantes avanços na qualidade dos serviços oferecidos nos hospitais que integram a Rede Estadual de Saúde fortalecem e garantem a melhoria da assistência descentralizada e a redução significativa do número de transferências para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), referência no atendimento de alta complexidade.

Neste Carnaval não foi diferente. Os Hospitais Regionais de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Propriá, além dos Hospitais Locais, realizaram, juntos, 4.487 atendimentos.

“O funcionamento integrado e pleno dos serviços da rede foi fundamental para que o Huse estivesse preparado para atender a demanda de alta complexidade e garantir esse atendimento. Os Hospitais Regionais e Locais deram o suporte necessário para que o Huse funcionasse com normalidade durante os festejos carnavalescos”, afirma Augusto César Esmeraldo, superintendente do Huse.

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, garantiu o atendimento aos foliões da região Agreste. No total, foram 922 atendimentos, sendo 497 pacientes de clínica médica, 81 pacientes ortopédicos, 218 procedimentos cirúrgicos e 126 pacientes que precisaram de serviço de pediatria.

“Durante o Carnaval, de todos esses atendimentos, realizamos apenas 12 transferências de casos que precisavam realmente ser encaminhados para o Hospital de Urgências de Sergipe, referência para alta complexidade. Em Itabaiana, demos e reforçamos a retaguarda para garantir a resolutividade da rede”, afirma Darcy Tavares, superintendente do Hospital Regional de Itabaiana.

Já no Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes (HRE), em Estância, na região Sul, foram atendidos 606 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), entre atendimentos clínicos e pediátricos. Desse total, foram contabilizados 17 atendimentos à vítimas de acidentes automobilísticos, 6 de ferimentos por arma branca e 1 por arma de fogo.

“Todos os atendimentos foram resolvidos aqui mesmo em Estância, sem precisar de transferência para o Huse. Realizamos duas cirurgias de apendicite e tivemos nossa escala completa todos os dias de Carnaval”, comenta Patrícia Falcão, superintendente do HRE.

Já no Hospital Regional Monsenhor de Carvalho Daltro (HRE), em Lagarto, foram contabilizados 623 atendimentos e apenas seis transferências para o Huse. Também durante o Carnaval, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória registrou, somente de acidentes, 31 atendimentos, envolvendo 24 acidentes motociclísticos, 1 acidente com bicicleta, 1 queda por altura, 1 capotamento, 1 queda de cavalo e 1 vítima de agressão. Nesse período, foram transferidos 7 pacientes de Glória para o Huse por conta da gravidade.

No Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram realizados 1173 atendimentos de toda a região do Baixo São Francisco, inclusive de pacientes de municípios de Alagoas. Destes, 45 foram na Maternidade com 24 partos normais e 17 cesarianos e 4 curetagens. Na parte de ortopedia, foram feitos 6 procedimentos de baixo risco.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, por sua vez, realizou 617 atendimentos no período do Carnaval. Desses, 459 foram considerados atendimentos clínicos, 77 pediátricos, 63 obstétricos e 18 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

“Durante o Carnaval, entre os pacientes, atendemos uma vítima por arma branca e uma vítima de espancamento”, afirma Genisete Pereira, superintendente do Hospital Regional de Socorro.
“O Governo do Estado, através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) tem dado todo o suporte necessário e proporcionado melhorias para a execução dos trabalhos nos Hospitais Regionais. O objetivo de toda a rede é aumentar a resolutividade para reduzir cada vez mais as transferências para o Huse, mantendo o compromisso de oferecer serviços de qualidade no interior do Estado”, afirma Wagner Andrade, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde.

Mais reforços

O Hospital Local de Neópolis também foi fundamental para garantir a assistência aos foliões durante o Carnaval, contribuindo para evitar a superlotação do Huse e fazer com que os casos considerados de baixo risco fossem solucionados no interior. O município de Neópolis tem uma das mais tradicionais festas de Carnaval do estado de Sergipe. Apesar do grande número de pessoas no município nesse período, o Hospital Local teve um aumento de apenas 3% da demanda.

Ao todo, foram registrados 483 atendimentos na unidade. Destes, 91 foram de atendimentos de emergência, 30 de escoriações, 1 ferimento por arma branca, 18 procedimentos de baixa complexidade e 392 atendimentos ambulatoriais.

Além disso, foram realizadas duas transferências inter-hospitalares de gestantes que apresentaram quadro clínico de alto risco e foram encaminhadas para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju.

Já no município de Capela, por sua vez, o Centro Obstétrico Leonor Barreto Franco realizou 20 atendimentos no Carnaval e 8 transferências para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na capital. Dos 12 partos realizados, 08 foram normais e 04 cesarianos.

Já no município de Tobias Barreto, o Hospital Local São Vicente de Paulo, também, manteve o atendimento 24 horas. A unidade hospitalar realizou atendimentos ambulatoriais e ainda prestou assistência aos casos de urgência e emergência de baixa complexidade. Os pacientes considerados de alta complexidade foram encaminhados para o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, e o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), na capital.

De acordo com a superintendente do Hospital de Tobias Barreto, Alexandra Nogueira, durante o Carnaval, foram realizadas apenas 5 transferências inter-hospitalares. “Nesse período realizamos os primeiros atendimentos às vítimas de armas de fogo e branca, além de pacientes ortopédicos e uma vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que necessitaram de atendimento especializado. Todo o processo regulatório aconteceu através das Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu 192 Sergipe. Ao todo, quatro pacientes foram para o HUSE e um para o Hospital Regional de Lagarto”, esclarece.

A superintendente explica ainda que “aproximadamente 85 % dos atendimentos do São Vicente de Paulo são ambulatoriais, ou seja, de baixa complexidade e que poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde. Porém, a população ainda procura o Hospital como primeira forma de atendimento. Durante o Carnaval, os casos mais registrados foram de diarreia, problemas respiratórios, pressão alta e diabetes descompensada”.

“Ainda durante o período do Carnaval, foram realizados dois partos normais de baixo risco no Hospital Local de Tobias Barreto”, complementou Alexandra Barreto.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Previous Post

Governo promove Mutirão de Ações Integradas no Santa Maria neste sábado, 8

Next Post

Guarda Municipal divulga resultado de teste para curso de Nivelamento Tático Operacional

Related Posts

Concurso da PMSE: Inscrições prorrogadas até 6 de fevereiro
Giro de Notícias

Justiça libera continuidade do concurso da PMSE, e candidatos avançam para próxima fase

15 de maio de 2025 - 20:03
Adema acompanha testes em caminhões da Renova interditados por irregularidades ambientais
Giro de Notícias

Adema acompanha testes em caminhões da Renova interditados por irregularidades ambientais

14 de maio de 2025 - 19:19
INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça-feira, 13
Giro de Notícias

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça-feira, 13

13 de maio de 2025 - 11:04
Next Post
Deputado quer que crime contra policiais seja considerado hediondo

Guarda Municipal divulga resultado de teste para curso de Nivelamento Tático Operacional

Please login to join discussion
No Result
View All Result
Depama acompanha perícia em caminhões de lixo interditados por suspeita de danos ambientais

Depama acompanha perícia em caminhões de lixo interditados por suspeita de danos ambientais

16 de maio de 2025 - 15:30
MP de Sergipe discute regularização da venda de fogos de artifício em Aracaju

MP de Sergipe discute regularização da venda de fogos de artifício em Aracaju

16 de maio de 2025 - 14:37
Hoje é dia de rock, com a Banda Velhas Virgens, no Che Music Bar!

Hoje é dia de rock, com a Banda Velhas Virgens, no Che Music Bar!

16 de maio de 2025 - 11:54
Suspeito de roubar loja no Centro de Aracaju é preso

Polícia Civil de Sergipe prende foragido da Justiça da Paraíba no Centro de Aracaju

16 de maio de 2025 - 09:13
CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues

CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues

16 de maio de 2025 - 08:16
6- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos 

Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.

16 de maio de 2025 - 04:50
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias
© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias

© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In