A interiorização da rede de saúde pública tornou o hospital regional de Itabaiana referência no em cirurgia bucomaxilar. Nos último três anos, a unidade realizou 10 mil atendimentos e 900 cirurgias, atendendo a demanda local e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
“Estamos há três anos oferecendo ao paciente de traumas da boca e face, um tratamento humanizado, de qualidade, reduzindo custos para o estado evitando deslocamento de ambulâncias do Samu 192 Sergipe ou dos municípios, fortalecendo assim a política de interiorização da saúde pública. Temos muito a comemorar neste período. É uma somação de esforços de todos os profissionais desta casa que nos orgulha”, comemorou o superintendente da Unidade, Darcy Tavares.
Com uma equipe de dez cirurgiões, o médico e coordenador do serviço em Itabaiana, Paulo Nand explica que a Fundação Hospitalar de Saúde percebeu a necessidade de ampliar o número de cirurgias bucomaxilares diante do número de ocorrências atendidas pelo Samu: uma média de 300 casos por mês, decorrentes principalmente por vítimas de acidentes de motocicletas (sem capacete), carros, agressões físicas,acidentes no esporte e domésticos.
“Com a Implantação do Serviço na Urgência do Hospital Regional de Itabaiana, as demandas passaram a ter um novo Centro de Referência no estado para tratamento desses pacientes, contribuindo também desafogar o Huse e permitindo um atendimento regionalizado de qualidade a todos os pacientes. No início, recebíamos as demandas locais de Itabaiana. Agora, passamos a atender também transferências do Huse. Realizamos uma média de 25 cirurgias por mês. Em julho e agosto deste ano, ultrapassamos a casa das 30 cirurgias mês”, disse.
Hospital de Itabaiana
Com uma média de 8 mil pacientes por mês e cerca de 200 cirurgias mensais entre gerais e ortopédicas, o hospital Regional de Itabaiana é caracterizado como unidade geral com porta de entrada de urgência e emergência, sendo a referência em média complexidade para a região, atendendo demandas de 14 municípios.A unidade dispõe também de 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Pronto Socorro com 13 leitos.
Fonte: ASN