Visando oferecer conforto e bem-estar a pacientes, acompanhantes e funcionários, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), entregou na tarde da última sexta-feira, 5, como forma de homenagear as vítimas da Covid-19 que fizeram parte da unidade hospitalar, a Praça Antônio Geovânio de Matos, ex-servidor do hospital que veio a óbito por conta da doença. A homenagem também se estendeu ao médico Ivan Paixão, que atuava na linha de frente e por anos dedicados a salvar vidas dentro do hospital. A praça é um novo espaço de convivência, localizado na parte interna da unidade e que antes estava obsoleto e sem vida, além de fazer parte das atividades de humanização desenvolvidas no hospital.
Para o diretor administrativo-financeiro do Huse e um dos idealizadores da humanização da praça, Manoel Mário Ferreira, a criação de espaços destinados ao usuário do serviço e o colaborador faz com que eles se sintam mais acolhidos pela instituição. Ele destacou a emoção da escolha do nome da praça e do apoio de todos que contribuíram para que se tornasse realidade.
“Isso não é uma solenidade, é uma reunião em família. Quando a gestão do hospital teve a ideia de fazer essa praça, humanizar o recinto e colocar o nome de Geovânio, todos aprovaram e muita gente quis contribuir com a obra. Não paramos por aqui, vamos humanizar todos os cantinhos que estiverem obsoletos nessa unidade, tudo com planejamento.”, declarou Manoel Mário Ferreira.
Emocionado, o jornalista e filho do homenageado Antonio Geovânio de Matos Júnior, agradeceu aos envolvidos pela homenagem. “Quero dizer que isso aqui é um lugar de vida, quantas histórias bonitas a gente viu sair daqui, nenhum discurso pronto vai trazer a emoção que estou sentindo pela homenagem ao meu pai. Eu entendo o grau de compromisso que ele teve com o Huse, o grau de compromisso que o Huse tem com a vida. Ter conhecido meu pai como filho, mas ter conhecido como colega também me ajudou a entender o amor que ele tem pelo Huse e por todos vocês, quero agradecer em nome de toda a minha família pelo apoio, por cada abraço e por essa linda homenagem”, disse.
Para Marcelo Paixão, filho do médico homenageado Ivan Paixão, um espaço que vai ficar como lembrança de todos os que se foram pela Covid-19. “Pra mim é muito difícil falar sobre um ente tão querido que já se foi, mas estou muito feliz pela lembrança e estar ao lado de Geovânio é uma honra muito grande. Esse ambiente vai ser de lembranças, recordações, respeito e admiração, por isso agradeço a todos por terem permitido essas duas pessoas que simbolizam paz e figura de um anjo aqui dentro. Muito obrigado a todos”, enfatizou.
O superintendente do Huse, Walter Pinheiro, agradeceu a presença de todos e a dedicação da gestão em poder entregar um espaço de acolhimento com grande significado para os servidores. “Que homenagem merecida, duas pessoas que se dedicaram e que amavam o que faziam. Geovânio está eternizado aqui merecidamente e representando a todos os profissionais que sofreram com a pandemia e que nos deixaram tão precocemente. No outro lado a homenagem a Ivan Paixão que tive a oportunidade de conhecer na atividade dentro do centro cirúrgico, depois como meu paciente onde estreitamos os nossos laços. Agradecer ao diretor Mário Ferreira, por toda dedicação nos espaços do hospital, tá nítido a melhoria e a alegria que isso traz, o acolhimento que proporcionam essas mudanças através da sua equipe que nunca mediu esforços. Acreditamos na missão e no bem maior que é a saúde de todos”, destacou o superintendente do Huse.
A inauguração da área contou com a participação dos profissionais do Huse, amigos e familiares do homenageado. O padre Givanildo Santos, participou do evento e fez a benção da Praça Antônio Geovânio de Matos.
Por: SES