Para garantir a melhoria do atendimento prestado, gestores do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) – órgão responsável por gerir a unidade – iniciaram na manhã desta quinta-feira, 28, o planejamento estratégico do hospital.
O evento, que prossegue até sexta-feira no Hotel Parque dos Coqueiros, reúne cerca de 100 pessoas. “Queremos melhorar nossos processos de trabalho, para isso é preciso planejar. Já realizamos os planejamentos estratégicos da FHS e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Agora, é a vez do Huse, a casa que salva vidas. Este é o hospital que reúne mais especialidades médicas do estado e estamos tendo a oportunidade de entregá-lo muito melhor do que recebemos”, destacou o diretor-geral da fundação, Emanuel Messias.
A partir de uma votação, os participantes escolheram seis temas que seriam trabalhados: assistência, gestão de pessoas, humanização, recursos financeiros, comunicação e gestão de processos. Foram formados grupos de trabalho para discutir esses temas.
Ao final do planejamento, serão pactuadas as ações. Segundo o consultor do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), Wilson Reinhardt Filho, o objetivo é verificar a visão que os gestores têm de cada um desses pontos. “Vamos verificar o que chamamos de FOFA: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Trabalhando com indicadores, teremos uma boa ferramenta de avaliação. Poderemos monitorar o que de fato está sendo produzido, se nossas intenções estão sendo concretizadas ou se precisamos corrigi-las”, ressaltou.
Para o superintendente do hospital, Francisco Claro, as metas precisam ser cuidadosamente avaliadas. “Estamos buscando o aprimoramento dos serviços. Temos certeza do quanto já avançamos. No entanto, nosso objetivo é garantir uma saúde pública cada vez melhor aos sergipanos”.
Fonte:Por Paloma Abdallah, Ascom/FHS