Teve início hoje (04), em Aracaju, no auditório da OAB/SE e vai se estender até amanhã a Conferência Estadual LGBT encontro que antecede a Conferência Nacional, em Dezembro.
Em Sergipe o encontro reuniu as organizações em defesa dos direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais do Estado.
Uma ação do Governo do Estado, atendendo ao ofício da Ministra dos Direitos Humanos, como iniciativa para o grande encontro nacional na capital federal.
Em Sergipe o Secretário de Direitos Humanos, Luiz Olivia, destacou a importância dos debates com categoria e os esforços exigidos para a segunda edição.
A estruturação para o evento envolveu vários segmentos governamentais e privados, que deram sua contribuição desde papel até o espaço para alojação dos convidados. “A Deso com água, OAB com o espaço sem cobra ônus nenhum, a Secretária de Estado da Educação e Desporto (SEED), através dos interpretes de libras entre outros parceiros que merecem ser lembrando pela valoriza participação para abrilhantar o evento, durante os dois dias,” declarou Luiz Oliva.
Para Marcelo Lima, presidente da Associação de Homossexuais de Sergipe (ADHNOS), em seu discurso lembrou os companheiros que foram vitimas de crimes homofobicos, do valor da parceria com o Governo Marcelo Déda e a OAB como instrumento pela defesa contra a discriminação “Juntos faremos uma Estado livre de preconceito”, disse Marcelo.
A Conferência estadual LGBT irá promover debates sobre a intolerância em razão da orientação sexual, estratégia para o fortalecimento de Políticas Públicas de combate à pobreza, eleger os representantes da sociedade civil que farão parte da categoria e etc.
O movimento LGBT conta com o apoio da sociedade civil, autoridades governamentais para fortalecer o direto da categoria, que a todo o momento estão sendo privados do direito de ir e vir livremente, sem qualquer tipo de ameaça seja ela física ou psicologia.
Por Andréa Lima / imprensa1.com