Por volta das 07 horas, da manhã desta segunda-feira, dia 30, mais uma fuga foi registrada no Centro de Atendimento ao Menor de Sergipe (Cenam), localizado na Avenida Tancredo Neves, zona oeste de Aracaju.
Um jovem de aproximadamente, 16 anos, ficou gravemente ferido porque um grupo de desafeto, o espancou com chutes, murros, ponta pés e perfurações na cabeça e costas.
Ele também foi cortado nos braços, tórax e deixado amarrado dentro de uma das celas. Que após a chegada da polícia ele foi solto e levado para Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Foi atendido e passa bem. No tumulto, outras pessoas ficaram feridas com lesões leves, e foram atendidas dentro da próprio Cenam.
Com armas de fabricação artesanal, cerca de 30 internos promoveram uma rebelião como forma de protesto aos maus tratos sofridos por agentes de segurança da unidade. Eles ameaçaram atear fogo nas instalações, quebraram grades, promoveram quebra-quebra e depois fugiram.
De acordo com a presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, um dos pontos que contribuíram para a rebelião e fuga, é greve dos agentes de segurança que já ultrapassou os 50 dias, e com isso impossibilita as atividades desenvolvidas pelos jovens internos. “sem aula, sem atividades e só trancafiados, eles só pensam em fugir”, explica.
O presidente do Sindicato dos Agente de Segurança, Sidnei Guarany, ao ser questionado se existiria maus tratos ao internos ele disse que não poderia afirmar e nem desmentir “porque se existe câmeras de filmagens porque não aparecem nas imagens “, questiona o presidente.
Parte dessas informações foram repassadas pela repórter Magna Santana e o apresentador Evenilson Santana, da Liberdade FM ( Programa Liberdade sem Censura).
Fotos e vídeos : Magna Santana
Por: Imprensa1.com.br