Começou na última segunda-feira , dia 27, e se estende até o próximo dia 07 de fevereiro, o recadastramento das crianças e adolescentes, de 06 a 18 anos, que participam das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conhecido anteriormente como Peti, Projovem.
Trata-se de um serviço gratuito ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho, referenciado pelo Cras (Centro de Referencia da Assistência Social).
O SCFV é um Programa do governo federal em parceria com o governo municipal, sendo que, a Prefeitura Municipal financiar a maior parte. O Programa atende hoje 286 usuários de 06 a 18 anos, sendo 170 no turno da manhã e 116 no turno da tarde.
De acordo com a secretária da Assistência Social e do Trabalho, Maria Clemildes da Silva, o programa buscar atender crianças e adolescentes em situações de isolamento social; trabalho infantil; vivencia de violência e, ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos; sem situação de acolhimento; em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto; egresso de medidas sócio educativa; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do ECA; crianças e adolescentes em situação de rua; crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (deficiente).
Dentre as atividades ofertadas destacam-se o futebol, futsal e vôlei; Arte e Cultura – dança (balé, dança clássica, contemporânea e popular); Musica – coral, aula de instrumento musical; jogos e brincadeiras um resgate de valores; palestra, dinâmicas de grupo, desenvolvimento da auto estima; temas transversais (abordagem de diversos temas da atualidade) e atividades diversas; arte de aprender – teatro, artesanato, brincadeiras interativas.
Ainda de acordo com a secretária, para fazer o cadastramento é necessário a apresentação da RG, CPF, comprovante de residência, Cartão do Bolsa Família e os documentos da criança e do adolescente.
Por: Chico Freire/ Secom/Pirambu