“Estão fazendo a mesma coisa que fizeram com o Proinvest. Humilharam Déda e agravaram o seu quadro de saúde por causa das contrariedades e agora, querem repetir com o povo através do Pro Redes”, foi com esse tom de desabafo que o governador Jackson Barreto (PMDB) conversou com a imprensa na manhã desta quinta-feira, 27, durante solenidade de entrega de 19, motoniveladoras a 19 municípios sergipanos, no Parque João Cleophas, em Aracaju.
O governador afirmou que alguns deputados estão pressionando a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Angélica Guimarães (PSC), para que ela não deixe que o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Estado a contrair empréstimos no valor de R$ 250 mi junto ao Banco Inter Americano de Desenvolvimento (BID), seja lido.
Segundo Jackson, o PL foi encaminhado ao Legislativo em agosto do ano passado e, até o momento, não foi colocado na pauta de votação. “Algumas lideranças políticas pressionam para que não seja lido. Esse projeto é para o bem do povo. Se for lido, tem voto para ser aprovado. A imprensa tem que fazer um trabalho em cima disso. O importante para o nosso Estado é se debruçar sobre a Saúde, pois o governador arruma meios para melhorar a área, mas a Assembleia se quer faz a leitura”, lamentou.
O governador lembrou que o prazo final para o Executivo garantir o recurso é o dia 11 de abril. “Temos até essa data para estarmos com o Projeto sancionado ou iremos deixar de ter um investimento que vai trazer grandes benefícios para o povo”, disse. Jackson questionou, ainda, o discurso de alguns deputados da oposição que usam a Tribuna para criticar a Saúde. “Quero ver qual o deputado vai ter coragem de fazer discurso cobrando melhorias na área se o governador arregaçou as mangas e arranjou formas de melhorias se eles mesmos não querem deixar que a população tenha um serviço de qualidade?”, questionou.
Para o chefe do Executivo Estadual, atrasar a aprovação do Pro Redes é jogar contra a população. “Não é possível a Alese deixar projeto engavetado por oito meses para não votar um projeto que vai melhorar a saúde porque se melhorar a saúde, vai melhorar a situação para Jackson. Não estamos preocupados com candidatura. O que queremos é melhorar a situação e eu vou dar o nome dos deputados que estão comprometidos com o povo”, completou.
Por Bruno Almeida
Foto: Marcos Couto