“Assim o prometo!”. Foi com essa declaração, assumindo o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, que o deputado federal João Daniel (PT/SE) tomou posse, na sessão que aconteceu na manhã desse domingo 1º de fevereiro, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Nessa 55ª Legislatura, João Daniel é um dos 198 deputados novos – do total de 513 – que chegam para seu primeiro mandato na Câmara.
“Nosso juramento será sempre na defesa fiel da classe trabalhadora. Viva nossa querida e grande militância petista e dos movimentos sociais”, disse João Daniel ao fazer seu juramento. O deputado chega à Câmara após ter sido eleito com 52.959 votos na última eleição, realizada no mês de outubro. Ele foi o único escolhido do Partido dos Trabalhadores em Sergipe para o mandato de 2015/2018.
“Manter o compromisso assumido com todos os trabalhadores será a nossa principal bandeira. Na Câmara Federal vamos lutar para que as garantias dos trabalhadores sejam mantidas e, mais que isso, ampliadas, além de bandeiras voltadas para as reformas que o Brasil precisa, melhorias na educação, na saúde, moradia popular, entre outros pontos”, afirmou o deputado.
Com a chegada de João Daniel à Câmara Federal, a bancada de parlamentares assentados da reforma, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é ampliada. O representante do Estado de Sergipe se soma aos colegas Valmir Assunção (PT/BA) e Dionilso Marcon (PT/RS), reeleitos para o mandato.
João Daniel cumpriu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe de 2011 a 2014, para o qual foi eleito com quase 30 mil votos. No parlamento estadual, exerceu um dos mandatos mais participativos da história, com ações voltadas para as principais necessidades do povo, visando a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e toda população.
Histórico
Nascido em São Lourenço D’Oeste, município de Santa Catarina, João Somariva Daniel desde a juventude teve sua vida ligada às lutas populares. Filho de pequenos agricultores, aos 17 anos iniciou a militância política na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. No interior de seu estado natal, ingressou no MST.
E foi com o propósito de fortalecer o movimento na região Nordeste que em fevereiro de 1987 chegou a Sergipe. Aqui no Estado, assumiu a liderança do MST, liderou várias ocupações de terra, sempre lutando para que a propriedade rural cumprisse sua função social.
Em 2010, atendendo ao seu partido e aos movimentos sociais, candidatou-se pela primeira vez a deputado estadual. Nas urnas teve a resposta da população e foi eleito com 29.936 votos, o sexto deputado mais votado em Sergipe naquela ocasião.
por: Edjane Oliveira
Assessoria de Imprensa deputado federal João Daniel (PT)