A noite dessa sexta-feira, dia 02 de Setembro de 2022, foi marcada pela abertura do Jogos da Juventude, em cerimônia no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O evento, que vai até o dia 17 deste mês, é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Governo de Sergipe e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju. As competições envolvem jovens entre 15 e 17 anos, de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.
Os Jogos da Juventude, cujo lema de 2022 é “Desenvolvendo Campeões”, são o maior evento multiesportivo anual das categorias de base brasileiras para atletas menores de idade. Mais de 4.100 atletas participam das competições em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Wrestling.
O secretário ainda destacou o apoio que a Prefeitura de Aracaju tem dado para a realização dos Jogos, com a cessão de profissionais e de espaços esportivos, a exemplo da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, zona Norte da capital.
Na ocasião, o presidente do COB, Paulo Wanderley, salientou a felicidade com o retorno dos Jogos da Juventude.
Esta edição dos jogos tem como embaixadores atletas olímpicos, a exemplo da jogadora de Vôlei de Praia, medalha de bronze nas Olimpíada de Londres 2012, Juliana Silva, e a maratonista aquática, medalha de ouro nas Olimpíadas de Tokyo 2020, Ana Marcela Cunha.
As competições podem ser acompanhadas de forma presencial, mas também serão transmitidas, pela primeira vez, no Canal Olímpico do Brasil, streaming do COB. Inclusive, a cerimônia de abertura foi exibida ao vivo pela internet. Ao todo, serão 50 transmissões ao vivo nos 15 dias do evento, totalizando mais de 100 horas de exibições de todas as 16 modalidades.
Reprodução: www.imprensa1.com
Foto: Luiza Moraes/COB