De volta à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), como deputado estadual, Jorginho Araújo destacou na Sessão Plenária desta terça-feira, 10, o leilão para concessão parcial da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes), realizado no último dia 4, em São Paulo, quando a empresa Iguá foi a vencedora para explorar por 35 anos de partes do serviço da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
“O presidente desta Casa, deputado Jeferson Andrade e eu, ainda como secretário de estado da Casa Civil, pudemos presenciar na Bolsa de Valores (B3), que eu tenho reputado como o maior fato político-administrativo da história de Sergipe, que foi a concretização da concessão parcial dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso. Uma coisa que a gente precisa deixar muito clara é que a Casa do Povo sergipano foi muito importante na discussão e apreciação do Projeto de Lei que criou a microrregião no estado de Sergipe. As anteriores 13 microrregiões foram transformadas nesta Casa em uma única microrregião e foi esse um dos fatores principais para atrair os investidores, no monte que foi, por ser um lote único, para não acontecer como em outros estados”, observa.
Jorginho Araújo deixou claro que a concessão parcial não é uma privatização. “Na concessão parcial, a Deso continua existindo com a realização dos serviços de captação e tratamento da água; vendendo a água para que a concessionária privada que chegará, possa distribuir. Não tenho dúvida que o objetivo é comum, de todos os sergipanos e sergipanas, para fazer com que o serviço público de distribuição da água seja prestado de forma mais eficiente. A gente não pode mais admitir que nos dias de hoje, ainda tenhamos municípios sergipanos em que a população abra a torneira da sua casa e não tenha água ou saia água coma cor de ferrugem ou tente a rupção na prestação de serviços. Estou aqui para parabenizar o governador Fábio Mitidieri, todos que fazem o Governo de Sergipe e também essa Casa que teve uma participação importante nessa decisão corajosa, que coloca Sergipe no rumo da modernização e na prestação dos serviços de saneamento e distribuição de água do nosso estado”, reitera.
Reprodução: Portal Imprensa1
Foto: Joel Luiz/Alese
Por: Aldaci de Souza/Alese