Em meio à vasta quantidade de festas, shows e eventos de início de ano, a assessoria de imprensa se destaca como uma grande aliada das produtoras para a realização de tamanhas apresentações. Atuando antes, durante e depois do evento, os jornalistas responsáveis pela comunicação de uma determinada festa possuem funções vitais para a execução dela, visto que são encarregados, acima de tudo, pela divulgação do show, produção de matérias e pelo auxílio aos jornalistas que estarão trabalhando no local.
Segundo Felipe Martins, jornalista e assessor de comunicação sergipano, o trabalho da assessoria é indispensável nos dias de hoje. “O jornalista que realiza a assessoria de um evento possui uma grande parcela de contribuição para o sucesso do mesmo”, disse. “Desde a divulgação para os veículos de comunicação (e, consequentemente, o público) até a facilitação do trabalho dos colegas de imprensa no local, o assessor desempenha funções essenciais para a realização de uma festa de grande porte”, comentou.
Salienta-se, também, a importância da assessoria para uma eventual gestão de crise do evento, visto que, tratando de um evento de grandes escalas, a expectativa e a comoção gerada no público é enorme, fazendo-se necessário o trabalho de um especialista para intermediar o contato da produção para com a sociedade. “Imprevistos acontecem e é importante que nós, enquanto assessores, estejamos preparados e capacitados para passar as informações ao público de maneira mais clara e lúcida possível, evitando criar eventuais tumultos e repercussões negativas aos responsáveis pelo evento”, afirmou Felipe.
Diante disso, não é coincidência que o número de empresas especializadas em assessoria de comunicação e relações públicas cresce anualmente no Brasil e no mundo, sendo uma das áreas da economia que mais movimenta capital em torno do planeta. “É um mercado aquecido e que tende a crescer cada vez mais. Nunca se fez tanto jornalismo, e, por consequência, nunca se fez tanta assessoria”, acrescentou o sergipano. “No nosso estado, a maioria das produtoras buscam por profissionais capacitados e sempre visam realizar uma assessoria digna. Em 2024, por exemplo, já temos dois grandes shows marcados e assessorados (Pagode da Gica e Desmanttelo do Nattan em março), além de parcerias com grandes marcas do ramo que prometem eventos enormes para Sergipe, a LS Entretenimento e a Folia Entretenimento”, finalizou.
Por: Felipe Martins/Ascom