
A deputada Kitty Lima (Cidadania) destacou, durante sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, 21, os avanços na área da saúde pública promovidos pelo Governo do Estado e, em seguida, manifestou repúdio às declarações do secretário de Educação de Itabaiana, Éder de Jesus Andrade, sobre a alimentação de animais comunitários.
Ao comentar a visita do governador Fábio Mitidieri (PSD) às obras do Hospital do Câncer e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a parlamentar ressaltou o impacto positivo dos investimentos. “É muito orgulho ver Sergipe avançando em uma das áreas mais sensíveis que impactam a vida das pessoas, que é a saúde pública. O governador visitou duas grandes obras que simbolizam esse novo momento do nosso Estado”, afirmou.
Kitty Lima destacou a entrega do terceiro tomógrafo de última geração ao Huse, com investimento superior a R$ 7,5 milhões, além da chegada de um novo aparelho de ressonância magnética e da ampliação do serviço de hemodinâmica. “Esses equipamentos vão garantir mais agilidade, precisão e qualidade no atendimento, reduzindo filas e salvando vidas todos os dias”, disse.
Ela também comemorou o avanço das obras do Hospital do Câncer de Sergipe, localizado no bairro Capucho, em Aracaju, cuja inauguração está prevista para dezembro de 2025. “É uma estrutura moderna, acolhedora, que vai oferecer tratamento digno e humanizado aos pacientes oncológicos. Um sonho antigo do povo sergipano que está prestes a se tornar realidade”, celebrou.
Repúdio
Ainda durante seu pronunciamento, a deputada mudou o tom para expressar indignação com as falas do secretário de Educação de Itabaiana, Éder de Jesus Andrade, sobre os animais comunitários. De acordo com ela, as declarações do gestor demonstram falta de conhecimento sobre o Código Estadual de Proteção Animal. “Deixar de alimentar animais é crime. Se o senhor não sabe, é crime. O que o secretário disse só incentiva a crueldade. Os animais ficam debilitados, doentes e podem transmitir doenças com mais facilidade”, criticou.
Kitty Lima reforçou que a alimentação desses animais é permitida por lei e que o município deve adotar políticas eficazes, como castração, chipagem, identificação e adoção responsável. “Se o senhor não sabe resolver a questão, busque quem sabe. Não incentive o crime. O que precisa ser feito é um censo, castrar, identificar e buscar a adoção responsável. É assim que se resolve”, pontuou.
A deputada também fez um apelo ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), pedindo atenção ao posicionamento de seus secretários. “Faço um apelo ao prefeito Valmir, que sempre me recebeu muito bem, para que olhe como os seus secretários estão se posicionando perante a causa animal. Um gestor público não pode subir em tribuna para falar besteira e incentivar maus-tratos”, declarou.
Encerrando o discurso, Kitty Lima reafirmou seu compromisso com a causa animal. “Quem não souber lidar com a causa, pergunte a quem sabe. Estou à disposição para ajudar, mas não aceito que se incentive a crueldade. Tome vergonha e se informe antes de falar”, concluiu.
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese
Por: Assessoria de Imprensa