Na manhã do último sábado, 5, Lagarto entrou para a história de Sergipe ao inaugurar a Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), tornando-se o primeiro município sergipano a contar com uma pasta exclusiva dedicada à pauta da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência. Representantes das comunidades do autismo, fibromialgia, deficiência visual e auditiva, síndrome de Down participaram simbolicamente do corte da faixa, reafirmando que este é um espaço construído para e por todos.
A secretária da Seminc, Manoela da Lagartense, falou com emoção sobre a missão que assumiu. “Essa secretaria fala mais de amor do que de cargos, é uma casa de todos vocês. Vamos precisar caminhar juntos, porque sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Estou aqui para me doar a vocês e preciso que me ajudem a trilhar esse caminho”, disse Manoela durante a cerimônia de inauguração.
A criação da Seminc é fruto do compromisso do prefeito Sérgio Reis com o movimento das pessoas com deficiência, ação de governo que foi destacada pelo presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Luís Antônio. “Levamos essa proposta para os 75 municípios de Sergipe. Em muitos fomos invisibilizados, mas em Lagarto a semente frutificou. Sérgio assumiu o compromisso, e hoje estamos aqui vendo a promessa virar realidade”, destacou.
Para muitas famílias como a de Maria Fabiana, mãe atípica da pequena Alice, a data foi símbolo de esperança. “Como mãe, o que desejo é que a sociedade enxergue minha filha e que ela saiba que pode fazer qualquer coisa, ser o que quiser, independente do diagnóstico”.
Bruno Leonardo, pai de uma criança autista de cinco anos, reforçou. “Estamos aqui lutando por dias melhores para nossos filhos. Ainda existe discriminação, mas também existe força. Estamos erguendo essa bandeira com amor”.
A secretária Municipal da Educação, Taysa Mércia, também ressaltou a importância da nova estrutura e lembrou que a luta por inclusão começou há muito tempo, antes mesmo da fundação da secretaria. “Hoje é um evento histórico, cada mãe, pai, professor e criança atípica já vinha fazendo sua parte há anos. Descobrimos, a partir de um simples levantamento, que tínhamos mais de 500 crianças invisíveis à educação pública, agora temos mais de 740 alunos com deficiência cadastrados na rede, isso mostra o quanto ainda há para fazer, mas também o quanto já avançamos”., explicou Taysa.
O evento contou também com a participação de um representante da Câmara Municipal, o vereador Josivaldo da Equoterapia, pai atípico e responsável pelo serviço de equoterapia. “Antigamente, muitas famílias escondiam seus filhos por medo da sociedade, hoje não mais, nós existimos e precisamos caminhar juntos. Essa secretaria é uma conquista de todos nós”, reforçou.
2ª Caminhada em prol do Autismo
A inauguração foi precedida por uma caminhada de conscientização sobre o autismo, organizada por mães e pais atípicos da cidade. Realizada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), a mobilização percorreu ruas do município com o objetivo de informar, sensibilizar e diminuir o preconceito.
“Essa caminhada é um momento muito importante para a nossa cidade, passamos pelas ruas de Lagarto informando e conscientizando. O autismo não é uma barreira”, declarou Carol Lopes, mãe atípica e também autista.
Com a Seminc, Lagarto dá um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva, empática e humana. A Prefeitura de Lagarto reafirma seu compromisso com a equidade, com a escuta ativa da população e com a promoção de políticas públicas que valorizem cada cidadão.
Foto: Ascom/Prefeitura de Lagarto
Por: Ascom/Lagarto