Foi um grande sucesso de público o lançamento do livro Luís Carlos Prestes “Um revolucionário entre dois mundos do escritor Daniel Aarão Reis. O evento ocorreu no final da tarde da última sexta-feira, 5, na Livraria Escariz, localizada na avenida Jorge Amado.
Como forma de estimular a leitura e apresentar novos títulos que resgatam a história recente do Brasil, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (SEGRASE), apoiou o lançamento da obra.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, compareceu ao lançamento e relatou a importância de eventos desse tipo em Aracaju. Ele explicou que a Seed entende que tudo aquilo que trata da cultura trata de uma dimensão da prática educativa e sobretudo, no lançamento desta obra especificamente que conta a história de uma figura emblemática da história do Brasil que foi o Luís Carlos Prestes, escrita por um importante historiador que é o Daniel Aarão Reis.
“Neste sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e também da Segrase, se sente no dever e também honrado em apoiar um evento como este, que é de interesse todos que trabalham com a educação. Este livro é um importante regaste da história recente do nosso Brasil e que as novas gerações precisam conhecer”, declarou Jorge Carvalho.
O autor do livro Daniel Aarão Reis relatou que escreveu a biografia de Luís Carlos Prestes após receber o convite da editora Companhia das Letras para integrar uma coleção já existente chamada ‘Perfis biográficos´. “Porém, por se tratar de uma figura como o Prestes que teve uma vida longa e muito ativa, o projeto cresceu e se tornou uma obra independente, fora da coleção dos perfis. Busquei nesta biografia alcançar um certo equilíbrio, desfazendo mitos e restituindo o ser humano”, disse o autor que também agradeceu à Seed e Segrase por promover o lançamento da obra em Sergipe.
“Sergipe é o terceiro estado onde está sendo lançado este livro e agradeço muito o empenho da Seed e da Segrase em promover e apoiar esse evento. Preste foi um personagem que desempenhou um papel histórico muito relevante na história do Brasil e sua memória deve estar viva para as gerações futuras”, relatou Daniel Aarão Reis.
O diretor presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, compareceu ao evento e destacou a importância da Seed em apoiar e estimular eventos como esse. “Prestes foi o maior herói da república brasileira, uma figura ímpar que tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Esta obra é a oportunidade das novas gerações conhece-lo também e a Seed, juntamente com a Segrase, estão de parabéns por trazer o lançamento desta importante obra para Sergipe”, disse Wellington Mangueira.
A obra
Neste livro, que já nasce como a principal referência biográfica sobre Prestes, Aarão Reis acompanha os passos do líder comunista com ênfase em sua incansável atuação política, marcada pela ferrenha coerência ideológica e numerosos sacrifícios pessoais.
De modesto oficial de um batalhão do Exército no interior gaúcho a chefe da mais extensa marcha guerrilheira da história mundial, de cabeça da rebelião comunista de 1935 a preso político, militante clandestino e exilado na União Soviética, de presidente histórico do PCB a líder condenado ao ostracismo por um partido que tentava se adaptar ao jogo político da democracia representativa, Reis traça um perfil biográfico de fôlego que é ao mesmo tempo uma história do marxismo e das lutas sociais no Brasil do século XX.
Presenças
Compareceram ao evento o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, João Gama, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Pina, a superintendente executiva da Seed, Marieta Oliveira, além de educadores e outras autoridades.
Por: Elton Coelho
Coordenador de Comunicação da ASCOM/SEED
Portal da Educação: http://www.seed.se.gov.br/