A deputada Linda Brasil (Psol) defendeu, nesta quarta-feira, 21, a paralisação dos professores da rede estadual. Os trabalhadores decidiram deflagrar greve e participaram de um movimento na frente do Palácio do Governo, em Aracaju.
A parlamentar citou palavras do governador Fábio Mitidieri sobre as negociações com a categoria em que afirma que todas as demandas foram atendidas e por isso o canal de diálogo está fechado. Ela criticou esta decisão.
“Primeiro quero afirmar que o presidente do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado), Roberto Silva, disse que não há uma proposta concreta do governador em relação às reivindicações do magistério, que são realização de concurso público, reajuste do piso salarial, descongelamento do triênio e a melhoria das condições de trabalho. Segundo que é no mínimo lamentável que um governador democraticamente eleito para representar os interesses de toda a população se negue a receber representantes de uma categoria tão importante para formação social”, afirmou.
Linda Brasil falou que Sergipe está com taxa de analfabetismo de 13,8%, a sétima maior do país. “Esse é o resultado de um Governo que não investe no ciclo de alfabetização e não valoriza o magistério”, acrescentou.
As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Igualdade racial
Durante o pequeno expediente, Linda Brasil lembrou que denunciou a não junção de Sergipe ao Sistema Nacional de Igualdade Racial, sendo o único estado fora deste pacto. Ela disse que, nesta terça-feira, 21, o Governo do Estado assinou o Termo de Adesão do Sistema.
“Espero que o Governo não esteja mais uma vez fazendo propagando de si mesmo e assume um compromisso verdadeiro com agenda antirracista e a promoção efetiva de políticas públicas voltadas à igualdade racial”, afirmou.
Reprodução: Portal Imprensa1
Foto: Jadilson Simões/Alese
Por: Wênia Bandeira/Alese