Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira, 9, a deputada Linda Brasil denunciou gastos superiores R$ 7 milhões, em dois meses, com o pagamento retroativo da gratificação de acervo processual aos 176 juízes (ativos e aposentados) do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).
De acordo com a parlamentar, a informação foi passada por meio de nota do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sindijus). “A gratificação havia sido extinta desde o ano passado. Mas começou a ser paga após o aval dado pelo Pleno do TJSE, em votação que durou 15 segundos em fevereiro” explicou a parlamentar.
Linda disse ainda que, na folha de pagamento de março, um juiz ou desembargador recebeu mais de R$ 40 mil somente a título de indenização. “Eles eram referente a auxílio-folga, saúde e alimentação”, complementou a parlamentar.
Audiência Pública
Linda Brasil também falou sobre uma audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde debatida a importância das Assessorias Técnicas Populares como direito das comunidades do campo, das águas e das cidades. O momento ocorreu na terçca-feira (8).
“A audiência foi construída em parceria com o 4º Fórum de Assessorias Técnica Populares do Nordeste, com o objetivo de ouvir as comunidades tradicionais de Sergipe sobre temas como: a crise climática, políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, o direito à água, ao território, os impactos da carcinicultura e da exploração dos combustíveis fósseis”, falou a parlamentar.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
Por: Junior Matos