A deputada Linda Brasil (Psol) subiu à Tribuna, nesta quarta-feira, 13, para, entre outros assuntos, solicitar a realização de concurso público pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ela enumerou os processos seletivos seriados (PSS) que a Seduc tem lançado através de editais publicados no Diário Oficial.
A parlamentar informou que, na segunda-feira, 11, a Secretaria divulgou em suas redes sociais a abertura de um PSS. No mesmo dia, foi publicado edital de PSS ofertando 289 vagas para execução de serviços básicos na área.
“É uma forma de sucatear cada vez mais os serviços públicos porque a gente, como sempre falo aqui, reivindica a realização de concurso público para fortalecer a administração pública. Desta vez, para contração de merendeiros na rede estadual de ensino e, ao todo, são 632 vagas”, falou a deputada em relação à publicação feita nas redes sociais.
Ela acrescentou que, na mesma edição do Diário Oficial foi aberto um segundo edital voltado à contratação temporária de vigilantes também via PSS. Linda Brasil afirmou que esta é uma forma de precarização do serviço da educação pública.
“Não parece existir no Governo do Estado de Sergipe e nem na secretaria de educação o interesse genuíno em estruturar a educação pública no estado, dando estabilidade e carreira para professores e demais funcionários através da realização de concurso públicos, bem como o pagamento do piso salarial da carreira, como é reivindicação da categoria”, lamentou.
Por: Wênia Bandeira/Alese