A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 30/10, para cobrar da Prefeitura de Aracaju ação concreta para resolver o problema das feiras livres de Aracaju. A parlamentar também ressaltou que o Executivo Municipal precisa encontrar uma forma de contemplar feirantes com as reformas dos mercados setoriais para que não corra o risco de ter prédios reformados, mas sem nenhum uso.
A vereadora usou, como exemplo, a reforma do mercado do Conjunto Bugio, Zona Norte de Aracaju. O local foi reformado na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), quando a parlamentar ocupava a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Segundo ela, no Bugio, na época da reforma do mercado, existia uma feira livre que continuou funcionando após o término da obra.
“Infelizmente, mesmo tendo um prédio novo e que proporcionava melhores condições para atender a população, o mercado ficou obsoleto. Cometemos o erro de não contemplar a feira. Como ela continuou funcionando, as pessoas não quiseram frequentar o mercado”, disse.
Para a vereadora, o erro foi reconhecido pela Administração que passou a analisar a situação em outras reformas. “O Mercado Vereador Milton Santos, no Augusto Franco, já faz parte do estudo que contemplava as feiras livres existentes no local”, frisou. De acordo com ela, a Prefeitura construiu espaço físico suficiente para abrigar todos os feirantes. “Inclusive deixamos mais bancas para contemplar a agricultura familiar”, ressaltou.
No entanto, mesmo com o espaço disponível, segundo Lucimara, a Prefeitura de Aracaju, já na gestão do prefeito João Alves Filho (DEM), não contemplou os feirantes. “Cabe ao Poder Executivo dar as justificativas, porque temos o mercado e duas feiras funcionando normalmente no bairro. Inclusive, uma delas, que era para ser provisória enquanto a reforma não acabava, continua ocupando uma praça que deve ter outra destinação. É necessário que a Prefeitura tome medidas para que não aconteça o que aconteceu com outros mercados da cidade”, completou.
Eleições
A vereadora aproveitou o seu pronunciamento para ressaltar que o Brasil acatou o projeto de governo da presidente Dilma Rousseff (PT), ao reelegê-la por mais quatro anos. “A maioria dos brasileiros disse sim a esse projeto. Fiquei feliz, não pelo fato da minha candidata ganhar, mas porque tenho convicção que o projeto que a candidata eleita representa é o projeto que irá transformar o Brasil, que já mostra resultados concretos e que já mudou a vida de milhões de brasileiros”, disse.
Lucimara também agradeceu o empenho de Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda, na campanha presidencial. “Quero homenagear uma mulher que, na minha avaliação, merece o respeito de todos. Ela superou a dor e foi para rua fazer política, pedir voto, defender o projeto que acredita e defender o legado daquele que nos deu tanta alegria, que foi Marcelo Déda”, ressaltou.
Por Bruno Almeida
Foto: Heribaldo Martins