Mais duas quadrilhas carimbaram suas vagas nas semifinais do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão na noite deste domingo, dia 26. Recebendo as maiores notas do juri, Asa Branca e Apaga Fogueira disputarão agora com as demais, a classificação para a grande final que acontece no dia 01 de julho. Dividido em três etapas, a disputa faz parte do II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 e é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Quem deu início às apresentações foi a quadrilha Asa Branca, que trouxe para este ano o tema “Teclas, poesia e canção, são acordes de uma paixão”, como uma forma de exaltar os sanfoneiros e o instrumento que embala os casais e os arraiás nas festas juninas.
Logo em seguida foi a vez da Apaga Fogueira tentar a classificação. Com 35 anos de tradição, a quadrilha apostou no amor do “ser” nordestino, com a valorização de sua cultura, religião e trabalho. Segundo a vice-presidente Jailda Santos, o amor pela comunidade é um dos principais motivos que a fez entrar no mundo das quadrilhas juninas. “A comunidade do Bairro América é muito carente, e a gente consegue tirar muitas pessoas da marginalidade, unimos casais e outras coisas. A Apaga Fogueira é mais que uma quadrilha, é um projeto social”, destacou.
Da cidade de Umbaúba, a terceira quadrilha a se apresentar foi a Balanço do Nordeste. Criada há quatro anos a partir de ideias dos alunos do Colégio Municipal Benedito Barreto Nascimento, ela apostou no tema “Assim como o vento, o amor resistiu ao tempo”. Com 48 integrantes, trouxe à tona o clássico de William Shakespaere, Romeu e Julieta. E finalizando as apresentações, a Tradição Junina, da cidade de Simão Dias, veio com o tema “Qual a cor do seu preconceito?”, para tentar avançar de fase.
O público permaneceu concentrado durante toda a noite e reagiu a cada apresentação que se passava. Acompanhada da filha Julia Letíca, de 4 anos, Camila Nicolau Santos disse que costuma freqüentar o Concurso de Quadrilhas do Gonzagão todos os anos. “Eu sempre trago a Julia para assistir as quadrilhas, ela fica encantada com as cores, com as danças, e eu aproveito para me divertir também”, finalizou.
Além das classificadas da noite deste domingo, já garantiram vaga às semifinais que acontecem nos dias 28 e 29 de junho, as quadrilhas Unidos em Asa Branca, Assum Preto, Século XX, Pioneiros da Roça, Cangaceiros da Boa, Coração Nordestino, Xodó da Vila e Forró do Milho. A última noite da fase preliminar acontece nesta segunda, 27, com as quadrilhas Pisa na Brasa, Retirantes, Mandacaru, Chamego Bom e Buscapé.
Encontro Nordestino de Cultura
O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Ascom / Sec. de Estado da Cultura
(79) 3179 1931 / [email protected]