O vereador Dr. Manuel Marcos (DEM), usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 11/11, para destacar os benefícios do programa do Executivo Municipal, “Rodando no Macio”. O parlamentar aproveitou para parabenizar o prefeito João Alves Filho (DEM), por proporcionar uma nova malha viária em toda a Capital.
“O prefeito nos tirou um peso dos ombros, pois a população, constantemente nos cobrava e reclamava dos buracos das ruas. O asfalto da cidade era velho e precisava dessa intervenção e o Rodando no Macio devolveu o conforto que a população tanto merece”, frisou. Manuel Marcos também parabenizou ao Executivo Municipal pela revitalização de diversas praças. No entanto, o parlamentar cobrou que a mesma reforma seja feita na praça localizada no cemitério Santa Isabel.
“Essa revitalização tem que chegar até lá, porque tem movimentação muito grande e as pessoas gostam de fazer caminhadas e ainda não foi reformado. Encontrei senhoras que disseram que têm encontrado dificuldades para fazer caminhadas, inclusive por falta de segurança”, afirmou. O vereador disse que vai oficializar o pedido através de Indicação. “Quero contar com a colaboração de todos os meus colegas parlamentares para que possamos trazer mais tranquilidade para o local”, ressaltou.
Manuel Marcos, que é médico por profissão, aproveitou o pronunciamento para destacar a importância de se fazer o exame de toque retal, que identifica o câncer na próstata. “Precisamos ter a consciência de se preocupar com o câncer porque ele não é mais uma doença episódica, mas de caráter endêmico. Se é assim, é preciso que haja políticas públicas mais agressivas”, disse.
Para ele, não é só falar no mês azul, fazendo alusão à campanha “Novembro Azul”, criada para chamar a atenção para a doença nos homens. “É importante porque cria essa conscientização, no entanto é preciso que os governos tenham responsabilidade na assistência dessa enfermidade. Quantas vezes um indivíduo é acometido por essa doença e tem seu tratamento postergado por falta de medicamento ou por causa de aparelho quebrado? Quem está com câncer, não pode esperar. Se está fazendo o tratamento radioterápico, o câncer vai continuar agressivo e vai diminuir a vida desse paciente”, assegurou.
Por Bruno Almeida
Foto: Acrisio Siqueira