
O vereador Marcel Azevedo (PSB) tomou posse na tarde desta terça-feira, 22, durante cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. O suplente assume a vaga anteriormente ocupada pelo vereador Rodrigo Fontes (PSB), que sairá de licença por 121 dias, sendo 2 dias para tratamento de saúde e 119 para tratar de interesses particulares, no período de 21 de julho a 18 de novembro.
O parlamentar recém-empossado falou sobre esse momento de alegria em representar os profissionais de enfermagem. “Hoje é a realização de um sonho que foi sonhado por muitas mãos, por muitos amigos, pela enfermagem como um todo. Estou extremamente feliz e orgulhoso pela possibilidade de representar a minha categoria. Só no estado de Sergipe, são 40 mil profissionais. Então, ter um vereador da área na capital do estado, tenho certeza de que representa muito”.
Marcel Azevedo também fez questão de enfatizar o que a população aracajuana pode esperar da sua atuação no parlamento municipal durante esse período. “A população pode esperar um vereador técnico, que entende de saúde, que vive a saúde pública na assistência, que conhece a realidade dos pacientes e os problemas que eles enfrentam. Com certeza, no período em que estarei aqui, farei o possível para contribuir e melhorar a saúde pública”.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), destacou a trajetória do parlamentar e afirmou que sua chegada vai reforçar os trabalhos em prol do povo de Aracaju. “Hoje é um dia de muita felicidade. Estamos dando posse a uma figura ilustre da nossa cidade, jovem, muito atuante no movimento sindical, um árduo defensor da saúde pública. Então, o nosso querido Marcel Azevedo vem para se somar aos demais vereadores desta legislatura, que têm feito um grande trabalho em defesa do povo aracajuano. Ele chega para qualificar ainda mais o debate, com o intuito de trazer desenvolvimento para nossa cidade e melhorar a qualidade de vida da população e, se Deus quiser, fará um lindo mandato”.
O vereador licenciado Rodrigo Fontes também esteve presente na solenidade e fez questão de enfatizar a importância de dar espaço para que Marcel possa mostrar seu trabalho enquanto representante do povo. “É com muita alegria que peço essa licença, porque vai entrar um grande vereador, uma pessoa muito preparada. Acredito que o mandato é do partido, e, se cheguei a ser vereador de Aracaju, foi graças aos 2.496 votos dos aracajuanos, mas também ao voto de todos aqueles suplentes que disputaram a eleição no partido e fizeram com que eu chegasse a esta Casa. Então, nada mais justo que o suplente que me ajudou a chegar até aqui também possa participar do mandato”.
Trajetória
Marcel Vinícius Cunha Azevedo nasceu em Aracaju, em 1988. Possui formação em Enfermagem pela Universidade Tiradentes (UNIT) e, desde que concluiu a graduação em 2010, consolidou sua carreira no serviço público. Atuou como enfermeiro assistencial por oito anos no Hospital Cirurgia e por mais de três anos no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
Foi professor em diversos cursos técnicos de enfermagem no interior de Sergipe e coordenou, por sete anos, o curso de Enfermagem da Estácio no estado. Atualmente, leciona na UNIT e atua como coordenador de pós-graduação na mesma instituição, com foco na formação de profissionais comprometidos com a humanização do cuidado e a qualidade dos serviços de saúde.
Desde 2024, ocupa o cargo de presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN-SE), instituição na qual já atuou como conselheiro. À frente da entidade, tem liderado pautas importantes, como a luta pelo cumprimento do piso salarial dos trabalhadores da área, melhores condições de serviço e valorização da categoria.
Com a chegada de Marcel Azevedo ao parlamento municipal, a expectativa é de que haja uma ampliação da representatividade em relação aos profissionais de enfermagem e aos usuários do sistema público de saúde.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Fernanda Nery